Pré-candidato de Lula à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) obteve uma vitória na justiça contra seu principal oponente, Ricardo Nunes (MDB), atual mandatário que é apoiado por Jair Bolsonaro (PL).
O medebista processou Boulos por uma publicação no Instagram em que ele aponta a liderança na pesquisa DataFolha.
Te podría interesar
"Datafolha confirma, Boulos é primeiro nas intenções de voto", publicou a equipe do deputado, que lidera numericamente a disputa na capital paulista segundo o instituto.
Advogados de Nunes contestaram a publicação dizendo que a pesquisa aponta um empate técnico entre os dois pré-candidatos.
Te podría interesar
"As divulgações caracterizam conduta irregular, necessitando ser imediatamente obstada, pois referida forma de divulgação serviu para forjar desempenho diferente das reais intenções de votos", disse a defesa de Nunes.
No principal cenário pesquisado, Boulos lidera a disputa por 30% a 29%. A vantagem, de um ponto percentual, está dentro da margem de erro, de 3 pontos para mais ou para menos.
No entanto, o juiz Antonio Zorz, afirmou que "não se verifica em qualquer local da ilustração publicada a afirmação de que o peticionário lidera as pesquisas de forma isolada".
Em favor de Boulos, o magistrado alegou que a publicação não causa "confusão ou transtorno para aquele que toma conhecimento da nota".