Pesquisa DataFolha divulgada na madrugada desta segunda-feira (11) mostra que Guilherme Boulos (PSOL), candidato de Lula à Prefeitura de São Paulo, está 1 ponto à frente do atual mandatário, Ricardo Nunes (MDB), que tem o apoio de Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o que implica em um empate técnico entre os dois candidatos.
Segundo a pesquisa, Boulos tem 30% das intenções de votos dos paulistanos, contra 29% de Nunes. Tabata Amaral (PSB) aparece em um distante terceiro lugar, com 8%. Ela é seguida de Maria Helena (Novo), que tem 7%, três a mais do que Kim Kataguiri (União), candidato do MBL, que marca 4%. Altino (PSTU) tem 2%. Brancos e nulos são 14% e não sabem 6%.
Te podría interesar
Em um segundo cenário, sem Kataguiri, a situação se inverte e Nunes passa a liderar com 30% a 29% contra Boulos. Tabata vai a 9%, Maria Helena mantém os 7% e Altino cai para 1%. Brancos e nulos somam 16% e não sabem 7%.
Em um cenário ainda mais enxuto, sem Kataguiri e Tabata, Boulos e Nunes marcam 33%. Maria Helena vai a 8% e Altino marca 2% - com 17% de brancos e nulos e 7% de indecisos.
Te podría interesar
Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Boulos passou de 8% para 14% entre agosto do ano passado e a pesquisa atual. Nunes foi de 4% para 8% - outros 2% citam o "atual prefeito" e 1% citam "candidato do PT/Lula".
Boulos é conhecido por 83% dos paulistas e Nunes por 85%.
Rejeição
A pesquisa mostra ainda que Boulos tem uma rejeição superior a de Nunes. Segundo o DataFolha, 34% dos paulistanos dizem que não votariam no candidato do PSOL de forma alguma. Esse índice é de 26% com Nunes.
Kim Kataguiri é rejeitado por 32% e Altino PSTU por 27%. As duas mulheres na disputa têm os menores índices de rejeição: Tabata marca 19% e Maria Helena 18%.
Sobre a gestão de Nunes, 43% consideram regular, 29% ótimo/bom e 24% ruim/péssimo - 4% não sabem ou não responderam.
O DataFolha ouviu 1.090 eleitores paulistanos nos dias 7 e 8 de março.