Pesquisa RealTime BigData, encomendada pela TV Record, revela que o candidato de Lula à eleição municipal em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), lidera as intenções de voto na disputa à Prefeitura de São Paulo contra quaisquer candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL).
Contra o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB) - até o momento, o candidato bolsonarista -, Boulos lidera por 34% a 29%. Tabata Amaral (PSB) aparece em terceiro com 10%, à frente de Kim Kataguiri (União) com 6%, Marina Helena (Novo) e Padre Kelmon (PRD), que marcam 1% cada - Nulos e brancos são 10% e não sabem/ não responderam 9%.
Te podría interesar
Com Ricardo Salles (PL) no cenário, Boulos mantém os 34%, Nunes cai para 20% e o ex-ministro de Bolsonaro aparece em terceiro, com 12%. Tabata mantém os 10%, Kataguiri cai para 4% e Marina mantém 1%. Kelmon não pontua. Nulos e brancos seguem em 10% e não sabem 9%.
Com Marcos Pontes no lugar de Salles, Boulos segue consolidado com os 34%. Nunes marca 21% e o astronauta marca 11%, um a mais que Tabata, que mantém os 10%. Kataguiri fica com 5% e Marina mantém 1%. Brancos, nulos e não sabem / não respondem seguem inalterados.
Te podría interesar
Boulos também lidera a pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos: marca 8% contra 5% do atual prefeito. Tabata é citada por 2%; Kataguiri, Celso Russomano (Republicanos) e Salles são lembrados por 1% - 63% não sabem ou não responderam, brancos e nulos são 14% e 5% citaram outros candidatos que não atingiram um ponto percentual.
No segundo turno, a disputa segue empatada tecnicamente, com os dois candidatos empatados na margem de erro, de 3 pontos para mais ou para menos. A vantagem, no entanto, é para Nunes, que marca 40% contra 38% de Boulos. Brancos e nulos são 12%. Não sabem e não responderam 10%.
Periferia e pobres
Segundo a pesquisa, Boulos lidera devido à alta votação na periferia da capital e entre os mais pobres. O candidato do PSOL tem 11 pontos de vantagens sobre Nunes no extremo da Zona Leste e 9 no extremo da zona sul - onde a vice, Marta Suplicy (PT), concentra um grande nicho eleitoral.
Nas classes mais altas, A e B1, Nunes lidera com 33%, contra 20% do candidato do PSOL. Em algumas regiões do Centro-Sul e Oeste, que concentra a população mais rica, Tabata chega a atingir 22%.