ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Bolsonaro lança Ramagem à prefeitura de Rio em escola de samba de bicheiro histórico

De acordo com o PL, espaço em Bangu foi escolhido devido à sua localização. Em 2022, Bolsonaro obteve uma grande parcela dos votos nos bairros da Zona Oeste do Rio, onde se concentram as milícias.

Alexandre Ramagem é escolhido de Jair Bolsonaro no Rio.Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participará do lançamento da candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) à Prefeitura do Rio. Marcado para este sábado (16), o evento será sediado na quadra da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que teve como patrono um dos maiores bicheiros brasileiros.

De acordo com a sigla, o espaço, localizado em Bangu, foi escolhido devido à sua localização, em uma região de fácil acesso. Em 2022, Bolsonaro obteve uma grande parcela dos votos nos bairros da Zona Oeste do Rio, onde se concentram milícias, como a de Rio das Pedras. Por isso, o PL espera cerca de 80 mil pessoas no evento.

Bolsonaro deve aparecer ao lado de Ramagem no Rio de Janeiro pela primeira vez desde a indicação do parlamentar ao Executivo municipal. Como padrinho e principal cabo eleitoral da campanha de Ramagem, o ex-presidente terá a oportunidade de garantir o bom desempenho da legenda com o eleitorado carioca.

Entre os dias 15 e 16 de março, Bolsonaro marcará presença em uma série de solenidades para manifestar apoio aos candidatos à prefeitura que concorrem pelo PL no estado do Rio de Janeiro. A agenda do ex-presidente segue a incursão realizada no interior paulista, no início deste mês.

O evento no Rio será precedido por um “tour” de Bolsonaro na Região dos Lagos. Na sexta-feira (15), ele passará na cidade de Maricá, um reduto petista que teve a maior votação proporcional no estado em 2020, com 88,09% dos votos para Fabiano Horta (PT). O ex-presidente ainda deve visitar Araruama, Cabo Frio e Búzios.

Com Ramagem, a sigla visa chegar à Prefeitura do Rio, hoje comandada por Eduardo Paes (PSD), e aumentar o número de prefeituras sob seu domínio, com o objetivo de vencer as eleições em 20 municípios. Dez das 92 prefeituras fluminenses têm nomes do PL à frente, como Itaboraí e Nilópolis.

Bicheiro histórico 

O partido informou que a quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel foi alugada por contrato de R$ 10 mil, sem qualquer relação com a escola de samba. Em fevereiro, a agremiação esteve em um jantar  comemorativo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), organizado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A “verde e branco” é liderada pelo bicheiro Rogério Andrade, sobrinho do ex-bicheiro Castor de Andrade, patrono da Mocidade por mais de duas décadas. Durante a vida de Castor, a escola venceu seis de seus sete títulos no Carnaval do Rio de Janeiro.

Apadrinhamento do clã Bolsonaro

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho "02" do ex-presidente, será o coordenador da campanha e do trabalho de mídias sociais de Alexandre Ramagem.Em 2022, Carlos já havia colaborado para a eleição do parlamentar à Câmara dos Deputados.

Carlos Bolsonaro estaria voltado para uma campanha que explorasse a polarização dos candidatos, sob a indicação de que Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), poderia colaborar com o mandato do governador Cláudio Castro na segurança pública e disputar a prefeitura com Eduardo Paes nas urnas.

O PL tem um domínio enorme sobre o Rio de Janeiro e a prefeitura é o posto que nos falta", avaliou o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.