O vereador da cidade de Embu das Artes Abidan Henrique (PSB) foi cassado na manhã desta terça-feira (28) por conta de uma denúncia contra o prefeito Ney Santos (Republicanos).
Em fala no plenário de Embu das Artes, Abidan denunciou um crédito suplementar utilizado por Ney Santos que desviou verbas da Saúde e da Segurança Pública para a Cultura.
Te podría interesar
O recurso, estimado em R$ 2,5 milhões, foi direcionado para um festival de sertanejo que contou com Wesley Safadão, Jorge e Mateus e Leonardo, o Embu Country Fest.
Abidan chegou a pedir na Justiça a suspensão do evento, mas o pedido não foi acatado porque os cachês já estavam pagos.
Te podría interesar
Durante seu discurso, Abidan falou que os vereadores da cidade eram coniventes com as decisões do prefeito Ney Santos. De fato, todos os outros 11 parlamentares eram da base do governo.
O processo por quebra de decoro foi aberto, e o plenário votou pela cassação do parlamentar. "Na minha avaliação essa acusação é absurda porque ela fere um direito básico de um parlamentar que é a sua fala ser inviolável. Eu preciso ter liberdade de expressão pra debater os temas da cidade, sobretudo um tema tão sensível, a retirada de dinheiro da saúde e da segurança”, afirmou o vereador ao G1.
O parlamentar alega que é vítima de ameças e chegou a ser perseguido por um veículo no ano passado. Ele registrou boletim de ocorrência na ocasião.