A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi eleita, por unanimidade, líder da bancada PSOL-REDE na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (21). A parlamentar se torna, com isso, a primeira pessoa trans a assumir o cargo na Casa.
Nas redes sociais, ela comemorou a liderança. “Muito orgulhosa de ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara. Pela 1ª vez na história uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidários, na defesa do projeto eleito em 2022 e na base do governo @LulaOficial!”, publicou Hilton.
Te podría interesar
A eleição de Hilton aconteceu na primeira reunião da bancada de deputadas e deputados do PSOL e da Rede Sustentabilidade em 2024. A parlamentar assume o cargo que era de Guilherme Boulos (PSOL-SP) e passa a comandar 14 deputados de ambos os partidos.
Trajetória de Erika Hilton
Erika Hilton foi eleita em 2022 para o seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ela e a deputada Duda Salabert (PDT-MG) são as primeiras parlamentares trans da história da Casa.
Te podría interesar
Em 2020, ela havia sido a vereadora mais votada do país em São Paulo, com 256.903 votos. Por dois anos, ela foi presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo.