Após conseguir aprovar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o orçamento de 2025 com um gasto recorde de R$ 342 milhões para comunicação, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) mudou a logomarca e o slogan do governo estadual que ganharam uma conotação eleitoreira.
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A nova logomarca do estado mostra uma seta à direita ao logo da sigla SP. Já o slogan é ainda mais claro em relação às intenções do governador: "são todos na direção certa", diz a frase escrita abaixo da seta à direita mostrada na logomarca.
A semiótica da nova marca do Estado alude justamente à posição política de Tarcísio, que foi ministro do governo de ultradireita de Jair Bolsonaro (PL), mas se apresenta agora como direita moderada em meio ao flerte para ser o candidato anti-Lula da terceira via em 2026.
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Além da criação do site - www.spsaotodosnadirecaocerta.sp.gov.br - o governador já começou a distribuir recursos entre aliados da mídia liberal.
Na editoria paulista do portal G1, da Rede Globo, banners com a nova logomarca aparecem em reportagens positivas para o governo paulista - enquanto não são destacadas em notícias sobre violência policial, por exemplo.
No projeto do orçamento, o governo paulista lista uma série de vitrines eleitorais a serem objetos de exploração de peças publicitárias, como obras em linhas do Metrô e da CPTM, implantação do Trem Intercidades e entrega do Rodoanel Norte.
Por outro lado, Tarcísio reduziu o orçamento de secretarias como a de Políticas para Mulheres, que tinha R$ 25 milhões previstos para 2024 - apenas R$ 5,4 milhões foram gastos - e terá R$ 9,7 milhões no próximo ano.