A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) que visa acabar com a escala de trabalho 6x1 no Brasil vem conquistando apoio e, na noite desta terça-feira (12), atingiu a marca de 160 assinaturas de parlamentares.
Para que uma PEC seja protocolada e comece a tramitar, são necessárias, no mínimo, 171 assinaturas. Desta maneira, faltam, portanto, somente mais 11 apoios para que a proposta avance na Câmara.
Te podría interesar
Erika Hilton, autora da proposta de emenda à Constituição (PEC) que incorporou a demanda do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) pelo fim da jornada de seis dias consecutivos, detalha a tramitação do texto.
"É comum PECs demorarem anos e anos pra conseguirem as 171 assinaturas necessárias para serem oficialmente apresentadas. Em menos de 6 meses, já estamos próximos da metade desse número. Essa é uma oportunidade ÚNICA de nos unirmos de forma PROPOSITIVA, ao invés de apenas de reagirmos às cotidianas tentativas de ataques aos direitos dos trabalhadores no Congresso", publicou a parlamentar no ex-Twitter, o X.
Te podría interesar
Deputados de partidos progressistas vêm apoiando em massa a tramitação da PEC e estão mobilizados para conquistar mais assinaturas. Guilherme Boulos (PSOL-SP), por exemplo, disse nesta terça-feira que conquistou o apoio de mais 5 parlamentares à proposta.
"Estou aqui em Brasília fazendo o corpo a corpo com os Deputados para assinarem a PEC pelo fim da Escala 6X1. Acabamos de conseguir mais 5 assinaturas agora: Jonas Donisete (PSB/SP), Pompeo de Matos (PDT/RS), Marcelo Crivella (Rep/RJ), Charles Fernandes (PSD/BA) e Fausto Pinato (PP/SP). Vamos conseguir as assinaturas essa semana!", escreveu Boulos através das redes sociais.
Acompanhe a coleta de assinaturas de apoio à PEC que acaba com a escala 6x1, bem como o posicionamento de cada partido sobre o tema, aqui.
Manifestações
Na próxima sexta-feira (15), feriado nacional do Dia da Proclamação da República, o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) vai marcar presença em diversas cidades do país em manifestações pelo fim da escala 6x1.
Fundado pelo ativista e vereador eleito pelo Rio de Janeiro nas eleições municipais deste ano Rick Azevedo, o movimento VAT busca pressionar parlamentares da Câmara dos Deputados para assinarem a PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que pede a redução da jornada de trabalho.
Na última semana, o movimento ganhou grande repercussão nas redes sociais, e agora organiza atos presenciais pelo Brasil para aumentar a pressão sobre os deputados. Confira as cidades que já têm data, horário e local marcado para as manifestações.
Rio de Janeiro
- Local: Cinelândia, em frente à Câmara Municipal
- Horário: Concentração às 10h
São Paulo
- Local: Cruzamento da Avenida Paulista com a Avenida Brigadeiro
- Horário: Concentração às 9h
Fortaleza
- Local: Praça do Ferreira
- Horário: Concentração às 10h
Brasília
- Local: Rodoviária do Plano Piloto
- Horário: Concentração às 9h
Vitória
- Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES)
- Horário: Concentração às 14h
Porto Alegre
- Local: Usina do Gasômetro
- Horário: Concentração às 15h
O movimento VAT informou que está organizando manifestações em outras cidades e, assim que forem divulgadas, a lista será atualizada com mais informações.