TV GLOBO

Debate da Globo: pra quem acha que não muda nada, veja a audiência

Fórum teve acesso a pesquisas qualis que mostram melhor desempenho de Guilherme Boulos; vários especialistas concordam

Debate da Globo.Créditos: Bob Paulino/TV Globo
Escrito en POLÍTICA el

Aos que consideram que debates eleitorais não são capazes de mudar o cenário, sugiro observarem com cuidado a audiência deste último, promovido pela TV Globo na noite desta quinta-feira (3), com os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

O programa extraordinário conduzido pelo apresentador César Tralli bateu 17 pontos de audiência, com picos de 21 pontos. A estimativa é de cerca de 3,3 milhões de telespectadores somente na Grande São Paulo, segundo medição da Kantar Ibope.

O debate da Globo de mais que o dobro do realizado pela Record (7.5 pontos) e quatro vezes o índice alcançado pelo confronto de políticos no SBT (4.2 pontos). Para se ter uma ideia, na semana passada, no mesmo horário, a emissora marcou 11 pontos com o Estrela da Casa, reality que terminou nesta terça (1º).

No mesmo horário, a Record marcou 5 pontos, o SBT 4 e Band e RedeTV! 1.

Disputa acirrada

Em uma disputa acirrada como a de São Paulo, qualquer deslize na reta final pode ser fatal. Segundo o último Datafolha, divulgado nesta quinta-feira, Guilherme Boulos (PSOL) assumiu a liderança com 26% das intenções de voto, um ponto percentual a mais do que na semana passada, quando apresentou 25%.

Já o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), perdeu três pontos percentuais e caiu de 27%, quando era líder, para 24%, empatando com o coach goiano Pablo Marçal (PRTB), que alavancou dos 21% há uma semana para também 24%.

Vitória de Boulos

Marqueteiros e institutos de pesquisa acompanharam o debate de ontem da Rede Globo realizando pesquisas qualitativas. Eles formam grupos de eleitores indecisos ou que votam em algum candidato para analisar o desempenho dos postulantes no confronto.

Fórum teve acesso a informações de algumas dessas pesquisas e em todas, com grupos diferentes, o melhor desempenho foi considerado o de Guilherme Boulos. Tabata também se destacou. E Marçal agradou ao seu eleitorado nos dois blocos finais, mas foi mal no começo quando buscou ser mais comedido.

Por outro lado, em dois grupos, só com eleitoras de classe C e D de Ricardo Nunes que ainda podem mudar de voto, ao final ele foi considerado o melhor no confronto por apenas 1 eleitora dentre 20.

É um resultado que pode fazer grande diferença na votação de domingo e definir uma segunda volta com Boulos e Marçal.

Curiosamente, avaliação dos debates feita por colunistas do jornal O Globo apontaram o mesmo resultado das qualis divulgadas pelo Blog do Rovai, com Boulos e Tabata se destacando.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Julinho Bittencourt no Bluesky.