Marqueteiros e institutos de pesquisa acompanharam o debate de ontem da Rede Globo realizando pesquisas qualitativas. Eles formam grupos de eleitores indecisos ou que votam em algum candidato para analisar o desempenho dos postulantes no confronto.
Fórum teve acesso a informações de algumas desses pesquisas e em todas, com grupos diferentes, o melhor desempenho foi considerado o de Guilherme Boulos. Tabata também se destacou. E Marçal agradou ao seu eleitorado nos dois blocos finais, mas foi mal no começo quando buscou ser mais comedido.
Por outro lado, em dois grupos, só com eleitoras de classe C e D de Ricardo Nunes que ainda podem mudar de voto, ao final ele foi considerado o melhor no confronto por apenas 1 eleitora dentre 20.
É um resultado que pode fazer grande diferença na votação de domingo e definir uma segunda volta com Boulos e Marçal.
Na resposta espontânea da pesquisa Datafolha de ontem Nunes tinha apenas 16%, contra 20% de Marçal e 24% de Boulos. Na resposta estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Boulos vai a 26%, Nunes e Marçal a 24%. Ou seja, o voto mais frágil é o de Nunes. E esse eleitorado saiu do debate insatisfeito com o seu desempenho.
O exame toxicológico de Boulos
A grande arma usada por Marçal na campanha inteira contra Boulos tem sido a injúria de que o candidato do PSOL é usuário de drogas. Ontem Boulos deu uma cartada que pode ser decisiva até no 2º turno. Ele mostrou o laudo de um exame toxicológico realizado no Instituto Fleury que mostra que isso não é verdade. E desafiou Marçal a fazer o mesmo teste.
Nos grupos de qualis este foi considerado o ponto alto do debate e deve ser algo comentado nesses últimos dias da eleição, podendo render alguns votos ao candidato do PSOL, principalmente entre eleitores que se incomodavam com essa acusação de Marçal e que podiam ter migrado para Tabata ou mesmo Nunes.
A força das máquinas
As forças das máquinas do governo do Estado, da Prefeitura e dos 11 partidos que apoiam Nunes não podem ser desprezadas, mas se o debate da Globo influenciar o resultado de domingo, Nunes estará fora do 2º turno.
Principalmente porque a propaganda eleitoral gratuita já se encerrou e seus adversários são melhores que ele nas redes. Ou seja, terão mais capacidade de defender suas narrativas vitoriosas no confronto.