SUCESSÃO

PCdoB e PV aderem à candidatura de Hugo Motta, que já conta com o apoio de 8 partidos

No total, deputado do Republicanos teria 324 parlamentares a seu favor para suceder Arthur Lira na presidência da Câmara

Coletiva de imprensa com os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)Créditos: Marina Ramos / Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Nesta quinta-feira (31), as bancadas do PCdoB, que tem sete deputados, e do PV, com cinco, decidiram apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara.

As legendas acompanharam o anúncio feito nesta quarta-feira (30) pelo PT, com quem compõe uma federação partidária. Agora, Motta conta formalmente com oito partidos em sua coalizão, que totalizam 324 parlamentares.

“Hugo mostrou que é um deputado preparado e sem dúvidas continuará este trabalho para que sempre a Câmara tenha a sua independência. Falo em nome dos cinco deputados do PV”, disse o líder da sigla, Luciano Amaral (AL), na coleitva que selou o apoio formal de seu partido.

Antes, o PCdoB já havia anunciado apoio ao parlamentar do Republicanos. “A bancada dialogou com praticamente todos os postulantes e, depois, na presença do deputado Hugo Motta. Também tivemos, claro, com a Federação Brasil pela Esperança, um debate alinhado e concomitante nas tratativas. De modo que nós chegamos a essa conclusão", afirmou o líder do PCdoB Márcio Jerry (MA).

Leia também:

 

 

PEC da Segurança Pública: entenda a proposta apresentada pelo governo Lula a estados

O candidato disse que pretende se reunir pessoalmente com cada um dos parlamentares, não se limitando apenas ao apoio das lideranças, e afirmou buscar uma “candidatura de convergência”. Neste sentido, prometeu procurar seus dois adversários, os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA), para saber se eles e seus partidos aceitam uma composição.

A eleição para a presidência da Casa ocorre em 2 de fevereiro e, para ser resolvida no primeiro turno, o candidato precisa ter maioria absoluta dos votos.