No noite desta quarta-feira (30), o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Odair Cunha (MG), anunciou o apoio do partido à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Casa.
"Nós compreendemos que o voto no deputado Hugo Motta, do Republicanos, se trata de um voto no funcionamento institucional da Casa e entendemos que ele pode continuar um trabalho que dialogue com as preocupações do povo brasileiro em temas que julgamos importantes", disse o parlamentar. Ele ainda afirmou que a legenda espera o posicionamento do PV e do PCdoB, que formam uma federação com os petistas.
Cunha estava acompanhado da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e do próprio Hugo Motta, que agradeceu publicamente o apoio.
Também na noite desta quarta-feira, o líder do PL na Câmara oficializou o apoio da legenda a Motta. "O PL vai apoiar o deputado Hugo Motta, formou uma comissão de alguns deputados, que vai levar algumas reivindicações de pautas importantes", disse Altineu Côrtes (RJ) ao jornal Folha de S. Paulo. "Mas já temos a maioria e o apoio a Hugo Motta está decidido."
O MDB também fechou com Motta, assim como o União Brasil, cuja cúpula tenta convencer o deputado Elmar Nascimento, parlamentar da legenda que se apresenta como candidato à sucessão de Lira, a desistir.