ELEIÇÕES EM SP

Pelo menos 12 pessoas suspeitas de ligação com o crime organizado foram eleitas em SP, diz TRE

Dez são vereadores e dois são prefeitos; ao todo, 70 candidatos envolvidos com organizações criminosas teriam concorrido nas eleições municipais

Pelo menos 12 pessoas ligadas ao crime organizado foram eleitas em São Paulo.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Órgãos de inteligência informaram ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que pelo menos 12 pessoas suspeitas de ligação com o crime organizado foram eleitas no estado, sendo dez vereadores e dois prefeitos.

De acordo com o TRE, 70 pessoas envolvidas com organizações criminosas concorreram às eleições municipais deste ano em São Paulo.

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados, pois os casos tramitam em sigilo. As informações serão encaminhadas ao Ministério Público, que poderá aplicar a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar gastos ilícitos ou abuso de poder econômico, entre outros.

Caso as investigações confirmem o envolvimento dos eleitos com estes delitos, eles poderão ter seus mandatos cassados mesmo após assumirem os cargos.

Em agosto, o chefe do centro de inteligência da Polícia Militar paulista, coronel Pedro Luís de Souza Lopes, afirmou que a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas eleições era “muito maior do que (se) imaginava”. Ele fez a declaração durante o 18º encontro anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“Não dá para falar que são 100, 200 municípios, mas tem vários com indícios palpáveis de alguma movimentação importante do tráfico participar como financiador de campanha eleitoral”, declarou o militar.

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky