EXCLUSIVO

Abilio Brunini promove censura contra jornalistas, influenciadores e opositores

Candidato bolsonarista à Prefeitura de Cuiabá se diz defensor da liberdade de expressão, mas já moveu, no mínimo, 15 processos para derrubar conteúdos que ele não gosta, entre eles os da 'Bispa Cráudia', que conversou com a Fórum

Créditos: Fotomontagem - 'Bispa Cráudia'(acervo pessoal) é alvo de pedidos de censura do bolsonarista Abílio Brunini, candidato à Prefeitura de Cuiabá (MT).
Escrito en POLÍTICA el

Faça o que eu digo, não o que eu faço. Essa é uma máxima que serve como uma luva para mostrar a hipocrisia bolsonarista. Como a do candidato à Prefeitura de Cuiabá, capital matogrossense, deputado federal Abílio Brunini (PL-MT).

Integrante da tropa de choque da extrema direita na Câmara Federal, Brunini, apelidado de "Shrek" graças à careca reluzente e às curvas generosas, enche a boca para defender a liberdade de expressão ilimitada e irresponsável. Adora atacar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinam a derrubada de contas e posts nas redes sociais.

Só no discurso. Na prática, ele já moveu, no mínimo, 15 processos judiciais contra pelo menos nove jornais e adversários políticos que veicularam informações que ele julga que o atingem. 

Nesta quarta-feira (23), o candidato bolsonarista obteve uma liminar na Justiça Eleitoral que suspendeu, por 24 horas, o Instagram pessoal do ex-senador e jornalista Antero Paes de Barros.

A decisão, assinada pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Moacir Rogério Tortato, também impede Antero de impulsionar conteúdos em apoio ao adversário de de Brunini, Lúdio Cabral (PT), até o dia do segundo turno das eleições municipais, no próximo domingo (27). Abílio acusou o ex-senador de promover "manobras políticas enganosas" em postagens contra sua candidatura.

Mordaça na 'Bispa Cráudia'

Outro alvo dos pedidos de censura do "defensor de liberdade de expressão" tabajara é a influenciadora Damares Oliveira, conhecida nas redes como "Bispa Cráudia". Ela produz conteúdo de humor político nas redes sociais e faz crítica à religiões neopentecostais ligadas à extrema direita.

Com canal em todas as redes, ela soma mais de 800 mil seguidores em todas elas e começou a produzir política em meio à campanha de 2022.

Em entrevista exclusiva à Fórum, ela denuncia que está sendo alvo de assédio judicial pela coligação do bolsonarista Brunini. Ela conta que teve dois vídeos divulgados pelas redes dela censurados a pedido do candidato a prefeito de Cuiabá da extrema direita.

No primeiro vídeo censurado a pedido do bolsonarista, a influenciadora opina sobre o posicionamento de Brunini em relação à gravidez de meninas. Na visão do parlamentar, não há problemas em uma criança ser mãe. O segundo vídeo expõe outro caso de censura contra uma amiga dela, a também influenciadora Tuka em que a "Bispa Cráudia" recorre ao deboche e à sátira para se referir ao candidato.

"Eu acredito que esteja sofrendo assédio por parte de uma coligação de extrema direita e também judicial, porque no vídeo eu exponho que o deputado Abílio Brunini disse não entender estupro, caso de meninas de 13 anos, engravidarem. Emiti opinião com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, que caracteriza casos assim como estupro de vulnerável", relata.

A influenciadora conta ainda que o Ministério Público de Mato Grosso emitiu um parecer favorável à sua defesa e constatou que ela tinha o direito a interpretar o vídeo sob a própria opinião e ótica. Ela conta que já exerceu o cargo de presidenta do Conselho da Criança e do Adolescente no município de São Sebastião (SP).

O juiz é o mesmo Tortato que acaba de censurar mais um opositor de Brunini até o próximo domingo.

"O juiz não só não acatou o parecer, como me aplicou uma multa de 10 mil reais. Para arcar com as custas do advogado do primeiro processo (que recorremos), eu tive que levantar uma vaquinha nas redes sociais, porque o juiz eleitoral emitiu a intimação numa sexta feira, 11 de outubro, véspera de feriado, dando prazo de apenas 48h para apresentar defesa, e sem garantia de sequer, uma justiça gratuita, já que não havia prazo suficiente de recorrer aos meus direitos", lamenta.

O mesmo juiz acaba de emitir nova intimação, na qual obriga a influenciadora a retirar mais um conteúdo. Caso não o faça, vai precisar pagar multa de 5 mil reais por dia. Ela também fica proibida de publicar conteúdo que o magistrado considerar similar aos já censurados.

Confira o relato da 'Bispa Cráudia'

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky