CUIDADO

Berzoini critica articulação política do governo por divulgar acordos antes de serem fechados

Ex-ministro de Lula critica vazamentos sobre reforma ministerial e dificuldades do governo com Centrão

Ricardo Berzoini afirma que governo erra ao vazar negociações para a imprensaCréditos: Marcelo Camargo/Agencia Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ex-secretário de Relações Institucionais do governo federal, Ricardo Berzoini, criticou a articulação do governo em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia desta terça-feira (5).

Na visão dele, os membros da equipe governamental tem errado em vazar as promessas para a imprensa. Para ele, os vazamentos criam dificuldades nas negociações e atrapalham os objetivos do governo.

“Não se divulga nenhum tipo de ajuste antes de estar consolidado. Isso já aconteceu duas vezes nesse processo, e isso vai criando mau-humor. É melhor esperar fechar tudo", disse Berzoini.

Ricardo tem longa experiência no governo. Ele foi ministro do Trabalho, das Comunicações, da Previdência Social e das secretarias de Relações Institucionais e de Governo.

Ele também entende que a decisão do PP e do Republicanos de compor com o governo e de exigir ministérios maiores - o esporte foi oferecido e o PP de Lira negou - faz parte do serviço.

"O governo não pode correr o risco de fracassar nessa negociação. Para estabilizar o governo e começar a rodar as demais medidas. E não anunciar ou vazar para a imprensa", disse.

"Eles querem ministérios que tenham mais orçamento. Isso faz parte da negociação. Se quiser compor, vai ter que discutir um espaço maior no governo. Quem comando o governo é o presidente, mas obviamente tem que compor e estabelecer os parâmetros de gestão para poder conduzir o governo", disse o ex-deputado federal.

Confira a entrevista de Berzoini ao Fórum Onze e Meia desta terça-feira (5):