CONSELHO TUTELAR

Extrema direita se organiza com fake news para eleições do Conselho Tutelar, aponta relatório

Sleeping Giants Brasil analisou intensa mobilização de discurso de ódio e notícias falsas pelas redes sociais

Conselho Tutelar.Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasi
Escrito en POLÍTICA el

Utilizando de discurso de ódio e notícias falsas, a extrema direita está se mobilizando nas redes sociais para as eleições do Conselho Tutelar, que acontecem neste domingo (1°), segundo relatório da Sleeping Giants Brasil.

A organização analisou, nos últimos dias, as mobilizações em torno dessas eleições e o impulsionamento da desinformação para fins eleitorais. Segundo a pesquisa, o movimento conservador de extrema direita tem se destacado e ganhando força na internet. 

Os conservadores se aproveitam de estratégias digitais avançadas, como monetização e patrocínio de conteúdo online, para ampliar seu alcance pelas massas. 

Essa manipulação da opinião pública tem sérias implicações para a integridade das eleições e, mais crucialmente, para a salvaguarda dos direitos das crianças e adolescentes em nossa sociedade.

Assuntos que ficaram em alta nesses últimos dias, como o “banheiro unissex”, ajudam na disseminação da extrema direita pelas redes sociais. De acordo com a organização, a narrativa foi explorada por agentes políticos que financiam publicações patrocinadas na Biblioteca de Anúncios da Meta.

Método de pesquisa

As pesquisas no Sleeping Giants Brasil têm privilegiado produções quanti-qualitativas realizadas com base na análise do engajamento do público de redes sociais em determinados “temas quentes” e “temas frios” que rondam as interações nesses espaços virtuais.