DIPLOMACIA

Secretário de Estado dos EUA pede para Lula convencer Rússia a voltar para o acordo de grãos

Anthony Blinken afirmou que "voz de Lula" é crucial para retomar iniciativa que escoa produção ucraniana

Presidente Lula se colocou como figura importante nas negociações entre Rússia e UcrâniaCréditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista à GloboNews na última segunda-feira (7), o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, fez um pedido para que o presidente Lula ajude a mediar com a Rússia uma retomada do acordo de grãos que permitia o escoamento da produção agrícola ucraniana para o resto do mundo.

O acordo de grãos, costurado pela Turquia e pela ONU, garantia que a produção de trigo ucraniana fosse enviada para outros países, o que desafogaria o preço dos alimentos e reduziria a inflação mundial.

Os grãos saíam do porto de Odessa e eram escoltados para a Turquia. De lá, seguiriam viagem para o resto do mundo. Os termos haviam sido definidos no início do ano passado, logo após o início da guerra.

Contudo, a Rússia saiu do acordo recentemente por considerar que não recebia benefícios e segurança suficiente do acordo.

O secretário de estado Anthony Blinken afirmou, em entrevista à Globo, que o presidente Lula poderia facilitar as mediações entre o Ocidente e a Rússia para o restabelecimento do acordo.

“Eu acredito que a voz do Brasil, a voz do presidente Lula, é crítica. E usar essa voz para convencer os russos a voltar ao acordo seria uma coisa muito, muito positiva. Vale lembrar que esse acordo nunca deveria ter sido necessário, em primeiro lugar. Só foi necessário porque a Rússia decidiu invadir a Ucrânia. E, então, com isso, bloqueou portos ucranianos, impedindo a saída de grãos e trigo”, afirmou Antony Blinken à Globo.