MARCHA

Após desmentir Folha de S. Paulo, Lula faz nova cobrança à imprensa

O presidente esteve presente na Marcha das Margaridas, que reuniu milhares de mulheres em Brasília

Após desmentir Folha de S. Paulo, Lula faz nova cobrança à imprensa.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Na manhã desta quarta-feira, 16 de agosto, o jornal Folha de S. Paulo publicou uma matéria na qual "revelava" que o presidente Lula (PT) teria ficado irritado com o ministro da Justiça, Flávio Dino, devido à operação da Polícia Federal (PF) no âmbito da investigação das joias de Bolsonaro (PL), que teria ofuscado o lançamento do Novo PAC.

No entanto, o jornal foi logo desmentido pelo presidente Lula. "Não estou nada irritado com Flávio Dino. Pelo contrário, ele tem feito um excelente trabalho. Seria o que eu teria dito para a Folha se ela tivesse me perguntado sobre o assunto", afirmou Lula.

Marcha das Margaridas

Após desmentir a Folha de S. Paulo, o presidente Lula fez uma nova cobrança à imprensa durante seu discurso no encerramento da Marcha das Margaridas.

Para o presidente, "É importante que a imprensa registre as milhares de mulheres que estão presentes na Marcha das Margaridas. Foi pelas mãos de vocês que tiramos os fascistas do poder. Eles têm que saber que o filho de uma agricultora pode se tornar doutor. Eles têm que saber que o povo deseja melhorar de vida. Chega dos 500 anos de exploração. O nosso governo não faltará com as mulheres do campo".

Em outro momento, Lula fez referência a Margarida Alves, sindicalista que foi assassinada e dá nome à Marcha. "Nenhum de nós aqui presente imaginaria que o Estado poderia fechar totalmente os olhos para as demandas dos mais necessitados, como nos últimos anos. Um Estado que perseguia quem lutava. Foi o mesmo tipo de perseguição que, há 40 anos, tirou a vida de Margarida Alves, essa nordestina à frente de seu tempo. Margarida é um símbolo dessa marcha e de muitas lutas. Uma inspiração para tantas outras mulheres".

"Essa mulher foi morta a tiros na porta de casa por defender o básico que todo trabalhador e toda trabalhadora deveriam ter: carteira assinada, férias, 13º salário e jornada de trabalho de oito horas diárias. Margarida é um símbolo dessa marcha e de muitas lutas. Uma inspiração para tantas outras mulheres, mulheres que continuam resistindo e lutando por um mundo melhor, sendo ainda vítimas de tantas violências. Mulheres como aquelas que estão aqui hoje, novamente, nesta sétima Marcha das Margaridas", disse Lula.