PARCERIA ESTRATÉGICA

Lula acredita que acordo entre Mercosul e UE deve sair ainda este ano: "estou otimista"

O presidente expressa confiança em finalizar o acordo de associação entre o Mercosul e a União Europeia

Lula acredita que acordo entre Mercosul e UE deve sair ainda este ano: "estou otimista".Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Lula expressou um alto grau de otimismo em relação à possibilidade de concluir o acordo de associação entre o Mercosul e a União Europeia (UE) ainda este ano. Durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas, após sua participação na cúpula entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Lula afirmou estar "muito otimista" com relação ao desfecho do acordo sob sua presidência "pro tempere" do Mercosul e durante a presidência da Espanha no Conselho da União Europeia.

Lula ressaltou a importância de concluir o acordo durante a presidência da Espanha, referindo-se à última presidência espanhola na UE, em 2010. Ele expressou sua confiança em que, desta vez, será possível alcançar esse marco histórico tanto para o Mercosul quanto para a União Europeia.

Durante a cúpula, a UE e o Mercosul reafirmaram sua determinação em finalizar o acordo de associação que foi concluído em 2019, resolvendo todas as questões pendentes de acordo com as prioridades e preocupações de ambas as partes. Ambos os blocos estão negociando um anexo ao acordo que enfatize os compromissos ambientais do Acordo de Paris e combata o desmatamento.

Lula mencionou que a proposta enviada pela UE foi considerada "uma carta agressiva", que ameaçava punir o Mercosul caso não cumprisse determinados requisitos ambientais. Ele enfatizou que em negociações entre parceiros estratégicos, as ameaças não são a melhor abordagem e destacou a importância de se apresentarem propostas concretas.

O presidente reconheceu que certos interesses protecionistas, como os da França, desempenham um papel nas negociações, especialmente em relação à proteção de produtos agrícolas e da agricultura de pequena e média escala. Lula ressaltou a necessidade de promover a industrialização dos países do Mercosul, a fim de evitar que sejam vistos apenas como exportadores de matérias-primas.

Por meio de suas redes sociais, Lula ressaltou a importância da América Latina como um mercado crucial para a União Europeia, destacando seu otimismo em relação ao acordo entre os blocos.

"A América Latina é um mercado muito importante para a União Europeia. Estou otimista para a conclusão do acordo entre Mercosul - UE ainda este ano. #CooperaçãoInternacional", escreveu Lula. 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também manifestou sua opinião sobre a parceria entre a UE e a América Latina. Por meio de suas redes, Von der Leyen enfatizou a importância dessa forte parceria para promover a prosperidade sustentável, inclusiva e a segurança das populações em ambos os lados do Atlântico.

"A forte parceria entre a UE e a América Latina e as Caraíbas é vital para proporcionar prosperidade sustentável e inclusiva, bem como segurança, às populações de ambos os lados do Atlântico. Estamos comprometidos em avançar com o acordo entre o Mercosul e a UE e fortalecer nossos laços de cooperação", twittou Ursula von der Leyen.

 

Temas