FUGIU

Salles desiste de candidatura à Prefeitura: "Estou tomando chapéu"

"Tomei uma rasteira", disse deputado de extrema-direita abnegado por Bolsonaro

Créditos: Marcos Correa/PR
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) anunciou oficialmente sua desistência da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. O parlamentar de extrema-direita afirmou ao UOL nesta segunda-feira (5) que não irá mais desafiar Guilherme Boulos (PSOL-SP) no pleito municipal.

Tudo isso aconteceu depois de Jair Bolsonaro (PL) sinalizar apoio ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em sua batalha pela reeleição.

Na semana passada, Bolsonaro elogiou Nunes durante visita à São Paulo, confirmando sucesso da articulação de Nunes pelo apoio da extrema-direita na candidatura.

Salles, que já vinha galgando a posição de candidato da extrema-direita para o pleito, fez um tweet como forma de indireta a Bolsonaro: "Quem com os porcos anda, farelo come".

Depois, o ex-ministro do Meio Ambiente afirmou que o acordo entre PL e Nunes foi articulado por um parlamentar ligado  a Valdemar da Costa Neto, presidente do partido.

A crítica da Salles a Costa Neto gerou um distanciamento da cúpula do partido, que estuda uma possível punição ao deputado federal de extrema-direita.

Agora, Salles afirma ter sido traído por Bolsonaro e pelo partido. "Eu ia ser [candidato à prefeitura de São Paulo], mas agora estou tomando chapéu dessa turma da política profissional. A turma que gosta de business. Não tem ideologia. [...] Não é desistir. Eu tomei uma rasteira que eu não tenho como fazer. [...] Pega o maior partido do Congresso, com maior fundo partidário, para apoiar um prefeito que nem apoiou o Bolsonaro (PL) no ano passado, recusou o rótulo de direita. Apoiar um cara que não quer ser nosso, só quer nossos votos", disse em entrevista ao UOL.

Salles detinha cerca de 10% das intenções de voto de acordo com uma pesquisa da Paraná Pesquisas realizada no início do mês passado. Até agora, apenas Nunes e Boulos estão confirmados como candidatos para o ano que vem.