MORADIA DIGNA

VÍDEO – Lula esculacha prefeito que anunciou casas populares de 15m²

Presidente falou no Pará durante entrega de 222 casas construídas pelo Minha Casa, Minha Vida

Lula no Residencial Angelin (Minha Casa, Minha Vida), em Abaetetuba (Pará).Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na manhã deste sábado (17) em Abaetetuba, no Pará, onde participou da cerimônia de entrega de 222 casas construídas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. O petista aproveitou o discurso feito no evento para criticar o prefeito de Campinas, no interior de São Paulo, Dário Jorge Giolo Saadi (Republicanos), que anunciou na última semana a construção de uma centena de casas populares de 15 m² para abrigar moradores da Ocupação Nelson Mandela.

“Ontem eu vi na televisão. A cidade de Campinas, que é uma das cidades mais ricas desse país, de Carlos Gomes, que é famosa pela quantidade de universidade, que é famosa pela Unicamp. É o prefeito desta cidade que está construindo casas de 15m² para que os pobres vivam em até 7 pessoas. Imagina 15m² para uma família!”, disse o presidente.

De acordo com a prefeitura de Campinas, as 116 moradias irão abrigar cerca de 450 pessoas, que terão seis meses para começar a pagar o financiamento das residências em parcelas equivalentes a 10% de um salário mínimo. O projeto tem sido muito criticado, especialmente por conta do pouco espaço que dispõe para móveis e membros das famílias.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

O professor Tomás Moreira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Fau) é um deles. Afirmou para o G1, com todas as letras, que a metragem da residência não se enquadra nos padrões estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como os de uma moradia digna.

“[O anúncio dessas casas em Campinas] significa que esse prefeito não entende de pobre. Significa que esse prefeito não é um cara humano. Significa que ele acha que pobre pode ser tratado como coisa qualquer e não como um ser humano que merece respeito,” continuou o presidente Lula para, em seguida, concluir a fala e mandar um recado aos eleitores.

“Estamos construindo nossas casas agora, e elas vão ter 41m². Se for apartamento vai ter uma sacadinha pra pessoa poder tomar um ar livre. E todo conjunto habitacional vai ter uma biblioteca para que as nossas crianças aprendam a ler”, finalizou.

Assista