NOVO GOVERNO

DataFórum: retomada do programa Minha Casa, Minha Vida é destaque no Twitter

A extrema direita retomou as teses antivacina e voltou a espalhar fake news sobre medicações ineficazes contra a Covid

DataFórum: retomada do programa Minha Casa, Minha Vida é destaque no Twitter.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (15) mostra que a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida e o anúncio de atualização das bolsas de pesquisa (Mestrado e Doutorado) foram muito bem recebidas nas redes. 

O grande destaque foi, de fato, o anúncio da retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida e, especialmente, pelo fato de que a faixa de financiamento para pessoas com até dois salários mínimos, que havia sido cancelada pela gestão Bolsonaro (2019-22), também foi resgatada. 

No campo da extrema direita, os perfis bolsonaristas tentam emplacar alguma narrativa para atacar o governo Lula. A estratégia atual é retomar teses negacionistas sobre medicações ineficazes conta a Covid-19. 

A extrema direita obteve 42% das citações no Twitter. Os progressistas, somados a cultura pop, tiveram 47% das menções. 

Foram analisados 316.969 tweets a partir das tags : lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_

 


Extrema direita 


Lula foi acusado de fazer discurso extremista ao dizer que é necessário isolar a extrema direita na sociedade, fazendo uma limpeza na máquina pública. 

Novamente circulou desinformações sobre a eficácia da ivermectina para o tratamento da Covid, com a afirmação que o Brasil teria reduzido mortes se tivesse adotado o medicamento de maneira oficial. 

Foi divulgada a tentativa de implantar uma CMPI para investigar a culpa do Lula pela invasão bolsonarista nas sedes dos três poderes e a culpa pelo garimpo ilegal foi atribuída à Dilma, por conta da Lei 12.844, Art. 39, §3. Daniel Silveira foi tratado como preso político por parlamentares e influenciadores.

 


Progressistas 


O retorno do Minha Casa, Minha Vida teve grande destaque neste grupo, mas também o escândalo de empréstimos consignados pela CEF no período eleitoral. 

O pastor extremista André Valadão causou indignação da comunidade ao afirmar que deixaria o Presidente Lula 30 segundos debaixo da água, caso fosse batizá-lo. 

Foram atacados os bordões da elite, que afirmam que melhoraria se tirasse a Dilma, com teto de gastos, reforma da previdência, privatização etc. e que só a vida dos ricos melhorou de fato. 

Foi ressaltada a relação de lavagem de dinheiro com pastores evangélicos e o bolsonarismo e a política de juros autos foi novamente criticada. 

 

Cultura pop


Minha Casa, Minha Vida também foi destaque nesta comunidade e foi comemorado o anúncio do aumento das bolsas de mestrado e doutorado. 

Bolsonaro foi tratado como uma figura a ser esquecida e a fala do pastor bolsonarista André Valadão também motivou repúdio neste grupo. 

Caio Castro foi alvo de chacota por manifestar seu bolsonarismo somente após a derrota eleitoral.

 

Direita liberal 


A direita liberal está utilizando a mídia tradicional para fazer críticas ao governo Lula alinhadas aos interesses do “mercado”, mas também se alinha à extrema direita ao citar o caso de rachadinha do André Ceciliano.

 O administrador do perfil Choquei foi acusado de ser traidor, por ter sido bolsonarista e agora estar alinhado ao lulismo. 

O debate da UNESCO sobre a regulação da internet foi atacado, por ter chamado Lula e Felipe Neto para participar. Bolsonarismo e lulismo foram novamente retratados como dois lados da mesma moeda, ambos hipócritas.