Os primeiros dois depoentes na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas serão o ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques; e o empresário George Washington, acusado de entregar o artefato e ser um dos mentores do atentado planejado para explodir um caminhão-tanque em frente ao aeroporto de Brasília.
O anúncio foi feito pela senadora Eliziane Gama, relatora do colegiado. Nesta terça-feira (13), foi apresentado um esboço do calendário de oitivas, que acabou sendo modificado.
Te podría interesar
O ex-diretor-geral da PRF, está no epicentro da operação de fiscalização deflagrada no dia 30 de outubro de 2002, véspera dos segundo turno das Eleições 2022, com foco nas estradas da região nordeste, onde foram instaladas barreiras e impedido o trânsito de eleitores. Lula venceu o primeiro turno do pleito nos estados nordestinos.
Já Washington foi preso no dia 24 de dezembro de 2022, mesma data em que a bomba foi encontrada no aeroporto. Além disso, a comissão também ouvirá o perito responsável por desarmar o caminhão-bomba.
Te podría interesar
Os parlamentares governistas consideram as datas de 12 de dezembro, quando ocorreu a tentativa de invasão de manifestantes bolsonaristas à Polícia Federal, e 24 de dezembro - dia do atentado à bomba frustrado - como marcos que antecedem o evento de 8 de janeiro e que merecem investigação, uma vez que indicam premeditação e um processo que culminou na tentativa de golpe.
Veja aqui a linha do tempo do golpe.
Calendário da CPMI
- Terça-feira (20) - Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
- Quinta-feira (22) - George Washington, acusado de entregar o artefato e ser um dos mentores do atentado planejado para explodir um caminhão-tanque em frente ao aeroporto de Brasília.
Documentário da Fórum ajuda a entender o golpe
A CPMI dos Atos Golpistas tem o objetivo de estabelecer um ponto de partida para averiguar o desenrolar dos fatos que culminaram com a invasão das sedes dos Três Poderes da República, ocorrida em Brasília, no último dia 8 de janeiro.
E é justamente esse o foco central do primeiro episódio da série documental da Fórum Filmes 'Ato 18 - O golpe contra Lula - Terrorismo de Estado'. Lançado em sessão reservada no dia 5 de junho, o episódio de estreia retrata os fatos que antecederam os atos golpistas de 8 de janeiro. O vídeo está disponível na TV Fórum.
Ao longo de cerca de 45 minutos, sob a direção do jornalista Luiz Carlos Azenha, a série documental retrata a tentativa de golpe de Estado levada a cabo por bolsonaristas que tinham a intenção de impedir a posse do novo presidente eleito numa ação que culminou com a invasão e destruição das sedes dos Três Poderes da República em 8 de janeiro deste ano, mas que se iniciou com os atos de terror nas ruas de Brasília na noite de 12 de dezembro de 2022.
Assista