Foi instalada nesta quarta-feira (17) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A Comissão é um revés do governo federal e uma vitória da oposição, que deve usar a CPI para atacar a gestão de Lula e fazer palanque político.
O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), que foi ministro do Meio Ambiente do governo do ex-presidente Bolsonaro (PL) será o relator da CPI do MST e, por meio de suas redes, falou sobre o trabalho que tem pela frente.
Te podría interesar
"Assumo a Relatoria da CPI das invasões de propriedade com missão de elucidar os fatos e apontar as responsabilidades pelos crimes cometidos, como forma de evitar casos futuros e separar o joio do trigo", declarou Salles.
Te podría interesar
O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que é militante do MST, e irá compor a Comissão pelo bloco governista, reagiu à instalação da CPI e avisou que o Movimento “não irá abaixar a cabeça”.
"Nós lutamos nesse Brasil para não sermos mais escravizados. Por isso que teve a abolição, porque nós lutamos. Nós lutamos contra a ditadura militar e vamos lutar para fazer a reforma agrária nessa Brasil, vocês querendo ou não querendo. Porque a luta do povo, nós viemos não foi para ser escravo nem abaixar a cabeça para ninguém, nós somos livres!”, disse Valmir Assunção.
Em seguida, o parlamentar mandou um recado e afirmou que as ocupações de terra não irão parar. “Só não temos o dinheiro e as propriedades que vocês têm, porque boa parte do agronegócio só tem a propriedade porque grilaram. Tem uma novela [Terra e Paixão/Globo] mostrando como vocês agem com a pistola, assassinando, amedrontando, são vocês que usam da violência [...] são vocês que comentem crime ambiental, são vocês que têm trabalho escravo, é contra isso que nós vamos enfrentar aqui [...] vocês não vão parar as ocupações", finalizou Valmir Assunção.
Confira abaixo a composição da CPI do MST:
PL
Capitão Alden (BA)
Caroline de Toni (SC)
Delegado Éder Mauro (PA)
Domingos Sávio (MG)
Ricardo Salles (SP)
PT
Padre João (MG)
Nilto Tatto (SP)
Valmir Assunção (BA)
Paulão (AL)
União Brasil
Alfredo Gaspar (AL)
Kim Kataguiri (SP)
Nicoletti (RR)
PP
Ana Paula Leão (MG)
Delegado Fabio Costa (AL)
Evair de Melo (ES)
MDB
Hercílio Coelho Diniz (MG)
Marussa Boldrin (GO)
Republicanos
Messias Donato (ES)
Tenente Coronel Zucco (RS)
PSD
Charles Fernandes (BA)
Cidadania/PSDB
Lucas Redecker (RS)
PDT
Max Lemos (RJ)
Patriota
Magda Mofatto (GO)
PSOL/Rede
Sâmia Bomfim (SP)