A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) terá pela primeira vez uma mulher no comando. A pesquisadora Silvia Massruhá vai assumir a presidência da estatal. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em postagem no Instagram.
"Silvia preenche todos os requisitos e terá a minha indicação para a presidência da Embrapa, sendo a primeira mulher a assumir o cargo", escreveu Fávaro.
Quem é a próxima presidente da Embrapa
Natural de Passos (MG), Sílvia está na Embrapa desde 1989. É graduada em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem mestrado na área de automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e é doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Silvia está à frente da Embrapa Agricultura Digital desde setembro de 2021. Lá, lidera projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada à agricultura. Segundo dados publicados no site da Embrapa, o setor que ela dirige é responsável por aproximadamente 100 publicações técnico-científicas e 25 softwares nos temas de lógica abdutiva, lógica nebulosa, técnicas de aprendizado de máquina, mineração de dados e textos voltados para o manejo animal e diagnóstico de doenças em plantas.
Te podría interesar
Sobre a Embrapa
A Embrapa é uma empresa voltada para a inovação, que foca na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira. A empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A iniciativa tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia.
Com informações da Agência Brasil