NA LUTA

CPI, fake news e pautas de Lira: governo terá semana delicada, diz Maria do Rosário

Deputada federal avalia que bancada terá que trabalhar duro para garantir vitórias no parlamento

Maria do Rosário comentou batalhas do governo na Câmara dos DeputadosCréditos: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) comentou a agenda dos parlamentares da base do governo nesta semana. Na conversa, transmitida ao vivo nesta terça-feira (25), a gaúcha fez uma análise da conjuntura no Congresso Nacional.

Ela relatou que a semana será extremamente delicada para a base do governo. Além da questão do PL das Fake News, diversas outras pautas serão decididas no plenário.

“Essa é uma semana muito importante na Câmara”, disse ela à Fórum. 

“Nós vamos tentar votar o PL das Fake News e há uma forte pressão contra aspectos da legislação”, afirmou a parlamentar. O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) afirmou que uma vitória na votação da urgência é possível.

Limpar o terreno da política

Porém, existem outras duas pautas que podem atrapalhar o governo. “Hoje, o presidente Lira colocou dois PDLs que buscam revisar as iniciativas do presidente Lula. Um tenta revisar aquilo que o presidente colocou abaixo que é o marco do saneamento, o outro é o decreto sobre armas”, disse. 

“Isso testa o governo em um momento que ele ainda não está preparado para essas votações”

Para ela, a comissão de inquérito sobre o 8 de janeiro pode atrapalhar a principal batalha do governo, que está na área econômica.“Além disso, temos a instalação da CPI. Paralelo a isso, temos o arcabouço fiscal sendo debatido”, afirmou Maria do Rosário. “Este ambiente político conflagrado - que já tivemos na semana passada e nessa semana - não é o melhor ambiente para medidas econômicas profundas”,  completou a deputada.

Para a parlamentar, esses debates políticos terão de ser priorizados pelo governo. “Vamos ter que limpar o terreno da política para entrar no terreno da economia com menos problemas”, disse.

Confira a entrevista completa de Maria do Rosário ao programa Fórum Onze e Meia desta terça-feira: