Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) comentou a agenda dos parlamentares da base do governo nesta semana. Na conversa, transmitida ao vivo nesta terça-feira (25), a gaúcha fez uma análise da conjuntura no Congresso Nacional.
Ela relatou que a semana será extremamente delicada para a base do governo. Além da questão do PL das Fake News, diversas outras pautas serão decididas no plenário.
Te podría interesar
“Essa é uma semana muito importante na Câmara”, disse ela à Fórum.
“Nós vamos tentar votar o PL das Fake News e há uma forte pressão contra aspectos da legislação”, afirmou a parlamentar. O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) afirmou que uma vitória na votação da urgência é possível.
Te podría interesar
Limpar o terreno da política
Porém, existem outras duas pautas que podem atrapalhar o governo. “Hoje, o presidente Lira colocou dois PDLs que buscam revisar as iniciativas do presidente Lula. Um tenta revisar aquilo que o presidente colocou abaixo que é o marco do saneamento, o outro é o decreto sobre armas”, disse.
“Isso testa o governo em um momento que ele ainda não está preparado para essas votações”
Para ela, a comissão de inquérito sobre o 8 de janeiro pode atrapalhar a principal batalha do governo, que está na área econômica.“Além disso, temos a instalação da CPI. Paralelo a isso, temos o arcabouço fiscal sendo debatido”, afirmou Maria do Rosário. “Este ambiente político conflagrado - que já tivemos na semana passada e nessa semana - não é o melhor ambiente para medidas econômicas profundas”, completou a deputada.
Para a parlamentar, esses debates políticos terão de ser priorizados pelo governo. “Vamos ter que limpar o terreno da política para entrar no terreno da economia com menos problemas”, disse.
Confira a entrevista completa de Maria do Rosário ao programa Fórum Onze e Meia desta terça-feira: