POLÊMICA

Filho de Lula comenta fala polêmica do presidente sobre games e violência

Declaração viralizou nas redes e rendeu críticas ao petista; Foi apontado que Lula fez uma fala generalizante e que combater jogos eletrônicos não resolve o problema

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República.Filho de Lula comenta fala polêmica do presidente sobre games e violênciaCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma declaração infeliz na manhã desta terça-feira (18) quando fez duras críticas aos games, em especial os jogos eletrônicos de tiros e sua ampla difusão entre adolescentes, enquanto discursava sobre medidas de combate aos ataques em escolas. De acordo com a fala de Lula, esta popularização dos games seria uma das razões pelo aumento da violência.

“Temos que pensar: ‘o que eu ensino para o meu filho dentro de casa?’ Tem gente que quando filho pequeno chora, logo dá a ele um tablet ou um celular para jogar jogos eletrônicos e se acalmar. Mas não tem jogo, não tem game, falando de amor, nem falando de educação, é só game ensinando a molecada a matar (…) duvido que tenha um menino de 8 a 12 anos que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias. E hoje a molecada joga com gente de outro país, viram noites jogando, e tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças,” declarou.

É claro que a declaração não foi bem recebida pelo público, sobretudo pelos entusiastas e usuários da indústria dos games que acusaram Lula de ter feito uma fala generalizante e que não toca na raiz do problema. Jogos de tiro, como o famoso Counter Strike, que Lula citou indiretamente, são os carros-chefe da atual disputa por um mercado que só tende a se expandir. Nesta semana, por exemplo, o Rio de Janeiro recebe o IAM Rio 2023, um importante campeonato internacional de Counter Strike que oferece mais de R$ 1 milhão em premiações.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

“É extremamente preocupante que o presidente Lula esteja esbravejando suposições como se fossem fatos. Ao invés de encarar de frente uma cultura que celebra e incentiva o ódio, prefere culpar os jogos”, afirmou Bryanna Nasck, uma jogadora profissional de games, em postagem no Twitter que reproduziu as falas do presidente. A declaração da competidora basicamente resume as críticas que Lula recebeu do setor, em especial nas redes sociais.

A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!

Mas Luís Claudio Lula da Silva, um dos filhos do petista, apareceu no mesmo meio – a rede social Twitter – para explicar o posicionamento do presidente, reconhecer o erro do pai e minimizar a declaração. “Meu pai viu os filhos e os netos crescerem jogando vídeo game e sabe que isso não nos tornou violentos. Ele fez uma declaração sobre um assunto polêmico ao vivo, e acabou generalizando. Vídeo game é muito mais que violência, é arte, lazer e entretenimento”, afirmou.