MÁ-FÉ

A nova fake news de bolsonaristas contra Lula que fez presidente se pronunciar

Notícia falsa que circula com força em grupos bolsonaristas distorce fala do mandatário sobre combustíveis e idosos

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro pode ter perdido a eleição de 2022 e estar longe do país, mas bolsonaristas seguem ativos nas redes sociais, utilizando do mesmo expediente de sempre contra opositores: as fake news

Nos últimos dias, vem circulando com força em grupos de apoiadores de Bolsonaro nos aplicativos de mensagens e nas redes sociais uma nova mentira fabricada contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de um texto acompanhado de um vídeo editado dando conta de que o atual mandatário teria mandado idosos "andarem a pé por causa de preço de combustíveis"

A afirmação é falsa. Como é de praxe, os bolsonaristas editaram o trecho de uma fala de Lula feita durante a campanha eleitoral, em setembro de 2022, na qual critica a falta de hábito dos brasileiros com mais idade de se exercitarem e defende a prática de esportes

A fake news vem circulando tanto que o presidente se viu obrigado a ir às redes sociais para desmentir, divulgando um texto produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) sobre o assunto. 

A fala original de Lula que foi alvo de fake news, na íntegra, é a seguinte: 

“Você não tem nas cidades os espaços abertos para que a sociedade possa se manifestar. Na China, por exemplo, você passa em qualquer esquina de manhã e tem um pessoal que está dançando, está fazendo ginástica. Aqui no Brasil, as pessoas têm medo de uma bala perdida. Sabe, aqui no Brasil as pessoas não fazem e não têm cultura. E não tem provocação. O meu ministro da Saúde, o primeiro, era o Humberto Costa. E eu tinha vontade de andar e colocar na televisão o presidente andando. Fazer uma provocação para as pessoas da minha idade andarem. Andar! E o Humberto falava ‘não, eu não posso deixar você andar porque você fuma’. E o coitado do Humberto ele tem asma e ele não fuma. Eu falava ‘eu não vou andar fumando, cara, eu vou mostrar que ando, vou mostrar que ando seis quilômetros a uma velocidade boa’. E não, não foi feito. Como é que a gente vai fazer essas pessoas de terceira idade tirar a bunda do sofá e andar um pouco a pé? Deixar de ver televisão, deixar de ver bobagem na televisão e falar pro cara: ‘Vai comprar pão, vai a pé. Pega tua esposa, pega na mão dela e vai andar meia hora a pé. Vai fazer qualquer coisa’. Mas não há estímulo, não há espaço. Sabe, ninguém vai andar na rua. Aqui tem gente que corre com um milhão de carros passando perto dele e ele está respirando o gás carbônico. Não é possível que alguém não diga ‘ô cara, você não pode andar aqui porque aqui é proibido. Esse gás que você está respirando é venenoso’. Não, o cara não tem onde ir ele vai. Quem tem sorte vai no Parque do Ibirapuera. Mas quem pode ir no Ibirapuera?”