SERÁ?

Bunker de Piquet, onde Bolsonaro escondia joias, pode ser alvo de busca e apreensão, diz secretário do MJ

Deputada entrou com pedido no MPF para que PF entre na fazenda do ex-piloto para resgatar presentes dados ao governo furtados por Bolsonaro

Reportagem do Estadão afirma que Piquet pode estar escondendo bens que Bolsonaro usurpou do BrasilCréditos: Anderson Riedel/PR
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao programa Fórum Café desta quarta-feira (29), o ex-deputado federal Wadih Damous (PT-SP) afirmou que a casa de Nelson Piquet pode ser alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal.

O atual Secretário Nacional do Consumidor, que atua no Ministério da Justiça, avaliou as possibilidades de uma operação na casa do ex-piloto de Fórmula 1.

A declaração vem após reportagem do Estado de São Paulo revelar que mais joias dadas de presente a Bolsonaro enquanto presidente estão escondidas em Brasília.

O presente foi dado por autoridades da Árabia Saudita e incluem um relógio rolex de ouro branco e diamantes com valor estimado em R$ 364 mil, uma caneta Chopard, abotoaduras e anéis estimados em R$ 200 mil. 

O petista afirma que, caso as informações contidas na reportagem se confirmem, a casa de Piquet pode ser alvo de uma operação da Polícia Federal.

Questionado sobre a possibilidade pelo jornalista Mauro Lopes se há possibilidade de busca e apreensão no bunker do ex-piloto, Damous foi enfático: "Sim".

"Se há uma reportagem que noticia onde está o produto de roubo, isto é, apropriação indébita, essas joias não pertencem ao Bolsonaro, pertencem ao Estado brasileiro", disse.

"Se elas estão escondidas em algum lugar, na casa de alguém, isso torna passível este imóvel a receber a visita da polícia com busca e apreensão", completou.

Damous também afirmou que o caso merece investigação e também criticou Nelson Piquet. Para ele, o tricampeão mundial de Fórmula 1 está "cumprindo esse papel subalterno", disse. "Primeiro, como motorista, e depois, de oferecer sua casa para esconder e abrigar bens roubados, que Bolsonaro se apropriou e entregou a ele, segundo a reportagem", completou.

Pedido no Ministério Público

A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) enviou um pedido ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal exigindo uma operação de busca e apreensão na fazenda de Nelson Piquet.

No requerimento, a parlamentar utiliza a matéria do Instagram e exige uma ação preventiva para recuperar os bens da união que podem estar na propriedade do ex-piloto.

"Visto o perigo de perder-se os bens valiosos e pertencentes à União em posse do ex-piloto, requer-se deste tribunal as medidas acautelatórias necessárias para a vistoria e preservação dos presentes guardados em sua propriedade e a devolução imediata dos
devidos ao acervo da Presidência da República, assim como apuração e responsabilização pelos fatos narrados", afirma o pedido.

Confira a entrevista completa de Wadih à Fórum:

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar