É dado como certo por ministros de Cortes superiores que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já a possibilidade de ele ser condenado e preso pelos próximos quatros anos é considerada praticamente impossível.
O ex-presidente responde a diversos inquéritos criminais e civis que podem leva-lo à prisão, além de 16 ações no TSE, que podem levar à sua inelegibilidade.
Te podría interesar
No entanto, ele só poderá ser recolhido ao cárcere em decorrência de uma sentença condenatória transitada em julgado, ou seja, quando não couber mais recurso em nenhuma instância da Justiça.
Processo longo
O processo todo para que ele seja condenado em três instâncias é de pelo menos quatro anos, de acordo com magistrados de Brasília.
Te podría interesar
Ele responde ainda a inquéritos no próprio Supremo Tribunal Federal (STF), como o dos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro, o que pode vir a encurtar o tempo para uma condenação, mas mesmo assim o processo tende a ter uma tramitação longa.
Bolsonaro pode ser preso ainda em duas situações: se, por acaso, for pego tentando destruir provas ou intimidando testemunhas ou, ainda, se um juiz de primeira instância, onde responde a oito investigações, assim o decidir. Neste caso, a maior probabilidade é a de que o STF reverta a detenção.
Com informações da coluna de Mônica Bergamo