BOLSONARISMO

Julia Zanatta pagou R$ 5 mil para ser elogiada por jornal durante tragédia das chuvas em SC

"Reportagem" saiu em novembro, quando enchentes deixaram 3 mortos e 5 mil desabrigados no Estado. À época, deputada viajou para Nova York com comitiva bolsonarista, que emendou feriado de 15 de novembro, que caiu numa quarta-feira.

Julia Zanatta em montagem de matéria paga no jornal e em Nova York com Gustavo Gayer.Créditos: Reprodução / Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Criticada pela omissão em meio à tragédia das enchetes de Santa Catarina, que deixou ao menos 3 mortos e 5 mil desabrigados no mês de novembro, a deputada Julia Zanatta (PL-SC), apoiadora radical de Jair Bolsonaro (PL), usou o mesmo método do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com jornalões como Folha de S.Paulo: comprar uma matéria elogiosa.

VÍDEO – Mamatas e groselhas: Como a extrema direita gasta seu dinheiro

No mês de outubro, quando os catarinenses já registravam problemas com as chuvas, a deputada destinou R$ 5 mil da sua cota parlamentar para "divulgação da atividade parlamentar" no site do jornal Razão, localizado em Tijucas (SC), no Vale do Rio Tijucas, uma das regiões mais atingidas pelas cheias.

A divulgação ocorreu em "reportagem" no dia 11 de novembro com o título "Deputada Júlia Zanatta traz alívio para empresários do Alto Vale". A foto é uma montagem da deputada sobrevoando as áreas atingidas.

No entanto, a própria notícia diz que "a Receita Federal anunciou a prorrogação do prazo de pagamento do Simples Nacional para empreendedores de quatro cidades do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina". Ou seja, foi uma ação do governo Lula, a quem a Receita Federal se submete.

À época, Julia Zanatta estava envolta à uma viagem para os Estados Unidos. A parlamentar viajou para Nova York com uma comitiva bolsonarista aproveitando para emendar o "recesso" no Congresso com o feriado de 15 de novembro, que caiu numa quarta-feira.

A informação foi revelada pela jornalista Amanda Miranda em publicação na rede X, antigo Twitter.

Método Ricardo Nunes

A estratégia da deputada é semelhante a que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, realiza com grandes jornais, como Folha, Estadão e O Globo. Nunes tem apoio de Bolsonaro para se candidatar à reeleição no ano que vem.

Entre outubro do ano passado e o mesmo mês de 2023, Nunes gastou R$ 81.687.915,96 em contratos publicitários intermediados pelas agências Mworks e Propeg,  as mesmas empresas que fazem a intermediação de sua gestão om a Folha, o Estadão, o jornal O Globo, rádios comerciais e jornais de bairro para a divulgação de conteúdos propagandísticos.

Conforme já foi revelado por reportagens da Revista Fórum e do The Intercept Brasil, o material publicado nessa imensidão e diversidade de meios de comunicação se trata de conteúdos positivos e elogiosos à atual gestão municipal paulistana, maquiados como jornalismo e informações supostamente de utilidade pública - Leia reportagem exclusiva da Fórum sobre o tema.