“Vai virar rotina jovens morrerem subitamente dessa forma?”, insinua Nikolas Ferreira (PL-MG) ao divulgar o vídeo do instante em que o cantor Pedro Henrique perde os sentidos e cai no palco. Pelos comentários, vários usuários começaram a associar a morte do cantor gospel à vacinação contra a Covid-19, embora o deputado não tenha deixado explícito.
Teorias negacionistas em relação às vacinas contra o coronavírus, sem embasamento comprovado, frequentemente estabelecem uma associação entre a utilização do imunizante e casos de doenças e óbitos, principalmente entre bolsonaristas. Nesta quinta-feira (14/12), houve um embate no X (antigo Twitter) entre o vocalista do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, e Nikolas. A discussão começou a partir dessa publicação.
Te podría interesar
"Aí, não, Nikolas. Sem inferências bobas. Vai perder sua credibilidade assim”, criticou Roger, que também é conservador, ao retuitar o post do deputado. Como sempre, Nikolas respondeu, insinuando a existência de “numerosos casos de mortes súbitas” em jovens, sem dados que confirmem tal informação.
“São muitos casos de jovens morrendo subitamente. Talvez você tenha somado meu comentário com outros e feito uma inferência sobre o meu. Quero saber o motivo real. Você sabe? Desse caso em específico e de outros?”, diz.
Te podría interesar
Importante lembrar que várias pesquisas já validaram a eficácia e segurança das vacinas contra a Covid-19. De acordo com um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde no ano de 2021, o risco de uma pessoa morrer em razão da doença é 56,6 vezes maior do que o risco de apresentar um evento adverso grave (EAG) como reação à vacina.