Nesta terça-feira (28), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou de uma audiência promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados e impôs uma série de humilhações aos deputados negacionistas da extrema direita e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O principal tema da audiência da Comissão era discutir o plano de vacinação do Ministério da Saúde e quais medidas a pasta tem adotado para aumentar a cobertura vacinal no país.
Te podría interesar
No entanto, deputados negacionistas da extrema direita tentaram tumultuar a audiência com suas já conhecidas "teses" que questionam a eficácia das vacinas contra a Covid-19, mesmo que estas tenham tirado o mundo da pandemia.
Um dos momentos que viralizou foi quando o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tentou lacrar com a ministra Nísia Trindade e levou uma invertida.
Te podría interesar
Em sua fala, Eduardo Bolsonaro tentou espalhar fake news e relacionar mortes súbitas com a vacinação infantil contra a Covid. "Parece que o mundo inteiro está vivendo uma epidemia de mortes súbitas. Parece que está coincidindo com a questão da vacina. Não consigo entender por que está querendo se tratar de obrigatoriedade justamente naquele grupo de pessoas menos suscetíveis a ter óbito por conta de Covid. Será que não é muito extremo obrigar o filho do pobre a se vacinar?", disparou o parlamentar de extrema direita.
De maneira enfática, a ministra da Saúde detona Eduardo Bolsonaro. "Na sua fala, deputado, é muito preocupante uma correlação entre vacina e mortes súbitas. Gente, onde vamos parar gerando esse pânico na população? Fatos científicos: mais de 110 mortes de crianças em 2023 por Covid-19, crianças menores de 5 anos. É em cima desses dados que estamos trabalhando para incluir a vacina de Covid-19 no Calendário de Vacinação. Não há nenhuma morte de criança associada à vacinação, isso eu posso afirmar com base em nossos estudos. Nenhuma morte de criança em decorrência de vacinação", afirmou Nísia Trindade.
Após Eduardo Bolsonaro, outros parlamentares negacionistas falaram e, claro, toda a sorte de absurdos negacionistas foram ditos. Em determinado momento, a ministra Nísia Trindade informou que precisava ir embora, pois tinha que se preparar para viajar com o presidente Lula (PT) para a Arábia Saudita.
Nikolas Ferreira perde a linha.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) não gostou nada do fato de Nísia Trindade ter ido embora antes do fim da audiência e partiu para baixaria. Para o parlamentar, a ministra é "mentirosa".