A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) no suposto caso de rachadinha que envolve o parlamentar.
Áudios divulgados pela imprensa e confirmados por ex-assessores do parlamentar mostram que o deputado pediu a devolução de uma parte dos salários para recuperar seu patrimônio perdido em dívidas de campanha.
Te podría interesar
Janones afirma que os áudios são de um período anterior ao início de seu mandato, e diz também que a "rachadinha" não chegou a ser realizada.
"Essas denúncias vazias nunca se tornaram uma ação penal ou qualquer processo, por não haver materialidade. Não são verdades, mas sim escândalos fabricados", disse no Twitter.
Te podría interesar
A Polícia Federal investiga, desde 2021, suspeitas de que Janones teria cometido rachadinha.
Segundo informações do Metrópoles, a raiz dos áudios e das investigações contra Janones teria partido da Agência Brasileira de Inteligência de setores próximos ao bolsonarismo, o que foi visto como uma afronta pela PF.
O pedido na PGR
O pedido de inquérito é assinado pela vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho, número 2 da PGR e braço-direito da PGR interina, Elizeta Ramos.
Como deputado federal, Janones conta com foro privilegiado, portanto, as investigações devem ser autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal, que deve analisar o caso.
O pedido pode ser aceito ou rejeitado pela corte. O processo ainda deve ser sorteado e não se sabe quem será o juiz responsável pela relatoria do caso.