BOLSONARISMO EM AÇÃO

Wajngarten promove ataque baixo contra Hasan Rabee, um dos repatriados recebidos por Lula

Advogado do ex-presidente direciona ataques de bolsonaristas aos brasileiros resgatados em Gaza e ao presidente Lula diante do sucesso da operação de repatriação

Lula cumprimenta Hasan Rabee na chegada dos brasileiros resgatados de Gaza.Créditos: Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Fabio Wajngarten, advogado e ex-secretário de Comunicação do governo de Jair Bolsonaro, vem coordenando um ataque baixo de bolsonaristas contra Hasan Rabee, brasileiro-palestino que foi resgatado da Faixa de Gaza, e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Através das redes sociais, nesta terça-feira (14), Wajngarten publicou um vídeo em que sugere que Rabee, um dos repatriados que compõe o grupo de 32 pessoas que chegou ao Brasil na noite de segunda-feira (13), teria ligações com terroristas. O advogado fez tal associação divulgando prints de supostas publicações do repatriado no Instagram com críticas a Israel e apoio a grupos de resistência da Palestina. Tais publicações, entretanto, não constam no perfil de Hasan na rede social

"Com a palavra o Governo Federal: Falha de pesquisa prévia como ocorreu no cabuloso encontro no Ministério da Justiça ou nem disfarçam mais no apoio ao TERRORISMO!?!??", escreveu Wajngarten junto ao vídeo, que vem sendo compartilhado por centenas de bolsonaristas. 

Reprodução

Em conversa com a Fórum, Hasan Rabee afirmou que a publicação de Wajngarten se trata de fake news. 

"Isso é fake news. Eu sou favor da paz, da conversa e diálogo entra os os dois países. Meu Instagram está aberto para todos, podem checar. Para mim, eles vão tentar ainda mais coisas para atacar o trabalho que o presidente Lula vem fazendo", declara o brasileiro-palestino. 

De volta ao Brasil 

O cidadão brasileiro Hasan Rabee publicou um vídeo no qual crianças palestinas e seus filhos brincam com tranquilidade após chegada ao Brasil, na noite de segunda-feira (13). "Bom dia, pela primeira vez nós dormíamos bem, as crianças agora com apoio do pessoal do Ministério da Saúde", escreveu na publicação no Instagram.

"Que maravilha, a gente ter esse governo", disse o palestino com cidadania brasileira enquanto gravava o vídeo. Rabee, sua esposa e filhos foram liberados de Gaza após sete listas de estrangeiros sem cidadãos brasileiros. 

Resgatado da Faixa de Gaza, ele retornou ao Brasil junto de outras 30 pessoas pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. Desde o dia 1 de novembro, mais de oito listas de refugiados com permissão para deixar o país não incluíram os brasileiros.

"Mais difícil na minha vida deixa a minha mãe e duas irmãs e viajar e elas estão sem condições de vida, espero essa segunda lista de familiares sair logo como prometeu o presidente Lula", disse Rabee na última sexta-feira (10). Rabee esteve em contato com o governo Lula desde os primeiros ataques de Israel à Gaza.

Em Gaza desde o início do mês de outubro, Rabee tem registrado os horrores do conflito entre Israel e Gaza e os constantes bombardeios das Forças de Ocupação de Israel (IOF, da sigla em inglês). Ele acompanha a morte de civis e jornalistas, a procura diária por vidas nos escombros dos bombardeios e a possibilidade de retorno dos brasileiros.

Rabee é comerciante em São Paulo (SP) há uma década, desde sua saída da Faixa de Gaza, onde nasceu e cresceu. Após a conquista da cidadania brasileira, retornou à região para comparecer ao casamento de sua irmã, porém a escalada do conflito em 7 de outubro impossibilitou a saída do país: "A gente veio pra cá a passeio porque acreditou que as coisas estavam bem, sem ataques e não havia guerra. Chegamos aqui e pouco depois começou tudo."