LIBERAÇÃO ED BRASILEIROS

VÍDEO EMOCIONANTE: Hasan Rabee dá adeus à mãe e irmãs em Gaza antes de voltar ao Brasil

Nascido em Gaza, o comerciante registrou o terror dos bombardeios das forças de Israel em suas redes sociais.

Hasa Rabee se despede de sua mãe, que não foi incluída na lista de brasileiros liberados nesta sexta (10).Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en GLOBAL el

Nascido na Palestina, o cidadão brasileiro Hasan Rabee, de 30 anos, anunciou seu retorno ao Brasil depois de ter passado os últimos 40 dias na Faixa de Gaza. Em um vídeo emocionante, ele se despede de sua mãe e de sua irmã, que permanecerão na Palestina até a próxima lista dos brasileiros autorizados a serem liberados por Israel.

"Mais difícil na minha vida deixa a minha mãe e duas irmãs e viajar e elas estão sem condições de vida, espero essa segunda lista de familiares sair logo como prometer o presidente Lula", escreveu Rabee na última postagem em seu Instagram, nesta sexta-feira (10).

 

Em Gaza desde o início do mês de outubro, Rabee tem registrado os horrores do conflito entre Israel e Gaza e os constantes bombardeios das Forças de Ocupação de Israel (IOF, da sigla em inglês). Ele acompanha a morte de civis e jornalistas, a procura diária por vidas nos escombros dos bombardeios e a possibilidade de retorno dos brasileiros.

"Cortaram ontem à noite a ligação. Eu não estou conseguindo ligar para muita gente. Faz uma hora que estou tentando ligar para alguém no Brasil e está difícil. Recebi a informação que a fronteira estará aberta, daqui a pouco, e a lista de quem vai viajar o nome dos brasileiros não estão nesta lista", disse Rabee em 1 de novembro, primeiro dia de abertura da fronteira sul de Gaza, em Rafah

Rabee é comerciante em São Paulo (SP) há uma década, desde sua saída da Faixa de Gaza, onde nasceu e cresceu. Após a conquista da cidadania brasileira, retornou à região para visitar familiares residentes ali, porém a escalada do conflito em 7 de outubro impossibilitou a saída do país.

 

A gente veio pra cá a passeio porque acreditou que as coisas estavam bem, sem ataques e não havia guerra. Chegamos aqui e pouco depois começou tudo.

Rabee, sua esposa e filhos, foram liberados de Gaza após sete listas de estrangeiros sem cidadãos brasileiros. Mais de 3,4  mil pessoas já haviam sido autorizadas a deixar a região, sendo 36% com passaporte dos Estados Unidos. Na tarde de quinta-feira (9), o Ministério das Relações Exteriores anunciou que 31 brasileiros poderiam sair pela fronteira com o Egito no dia seguinte.

O governo de Israel teria justificado que os "fechamentos inesperados da fronteira" dificultaram a liberação de brasileiros, o que resultou na demora na inclusão do Brasil na lista de refugiados. A previsão de saída era no dia 3 de novembro, de acordo com o Embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto  pró