Após 35 dias de apreensão e esforços diplomáticos, os brasileiros que se encontravam na Faixa de Gaza, epicentro dos bombardeios realizados pelas forças militares de Israel contra palestinos, finalmente estão em casa. Um avião VC-2, disponibilizado pela presidência da República para esse propósito, decolou do Cairo às 6h52 (horário de Brasília) desta segunda-feira (13), fez escala em Recife e pousou na Base Aérea de Brasília às 23h30.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao local acompanhado de uma comitiva do governo para receber o grupo. Ao saírem do avião, os brasileiros e seus familiares palestinos agradeceram o mandatário pelo resgate e o abraçaram.
Te podría interesar
Muito emocionado, Hasan Rabee, um dos brasileiros que nasceu na Palestina e que está entre os resgatados fez um pronunciamento ao desembarcar.
"Queria agradecer ao presidente, Força Aérea, Itamaraty.. A gente ficou lá 37 dias, muito sofrimento. Às vezes passamos fome, passamos sede. Quero agradecer à Embaixada do Brasil em Hamalla. Deram bastante suporte pra gente, recursos para comida. Queria muito agradecer ao presidente. O que está agradecendo lá, na verdade, é um massacre. As bombas caem por todo o lado. Minhas filhas ficaram muito chocadas, muito tristes"
Na sequência, Lula discursou:
"Aos 78 anos de idade já vi muita brutalidade, violência, irracionalidade. Mas eu nunca vi uma violência tão bruta, tão desumana contra inocentes. Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o Estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo matando crianças que não fazem parte da guerra. E depois, a destruição daquilo que as pessoas levam décadas para construir. Então, eu quero dizer que hoje é um dia de felicidade porque estamos recebendo aqui 32 seres humanos que já viveram em paz, que sabem o que é a paz, o que é a harmonia e não precisam viver esse inferno nos últimos 36 dias. A gente vai continuar brigando pela paz"
Segundo o Palácio do Planalto, os repatriados permaneceram 48 horas em Brasília, onde serão recepcionados por equipe multidisciplinar com médico, enfermeiro e psicólogos. Eles ainda receberão vacinas e terão documentação regularizada.
Acompanhe a recepção ao vivo