LUTO NO ABC

Morre aos 100 anos Tito Costa, ex-prefeito que cedeu estádio para discurso histórico de Lula em 1979

Ex-prefeito de São Bernardo, Tito Costa cedeu o estádio municipal da Vila Euclides em 1979 para grevistas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde o atual presidente fez um discurso histórico.

Tito Costa e o discurso histórico de Lula no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo, em 1979.Créditos: Arquivo Governo SP / Fernando Pereira CPDoc do JB
Escrito en POLÍTICA el

Ex-prefeito de São Bernardo entre 1977 e 1983, o político e advogado Tito Costa morreu neste sábado (28) aos 100 anos. Neste domingo (29), Lula foi às redes lamentar a perda do amigo, que cedeu o estádio municipal da Vila Euclides em 1979 para grevistas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde o atual presidente fez um discurso histórico.

"Tito Costa foi político, prefeito de São Bernardo do Campo, meu colega constituinte e um grande advogado e jurista. Atuou de forma democrática durante as greves do ABC nos anos 1970, em tempos difíceis e de muita pressão contra a organização dos trabalhadores. Convivemos e dialogamos muito naquela época e nas décadas seguintes na nossa São Bernardo do Campo. Meus sentimentos aos seus filhos, netos e amigos", escreveu o presidente nas redes.

Segundo Tito Costa Filho, um dos cinco filhos do casamento com Léa Nunes da Costa - falecida em 1996 -, o velório e enterro será na cidade de Torrinha, no Interior de São Paulo, onde ele nasceu. 

Formado na Faculda de Direito do Largo São Francisco em 1950, Tito atuou como advogado até 1976, quando foi eleito vereador em Torrinha. No mesmo ano, disputou - e venceu - as eleições para prefeito de São Bernardo. 

Em 1986, foi eleito deputado federal constituinte. Sua última vitória eleitoral foi em 1992, quando foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Walter Demarchi. 

Temas