ERRO 'DANTESCO'

Gafe: Javier Milei confunde Dante Alighieri com autor de “Código da Vinci”

Tradutora argentina de "A Divina Comédia" detonou o candidato da extrema-direita argentina por sua ignorância; veja aqui

Javier Milei foi duramente criticado por especialistas em Literatura.Créditos: World Economic Forum / Benedikt von Loebell
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"Dada a situação argentina, talvez seja apropriado lembrar que no século XIV Dante escreveu em 'A Divina Comédia': 'Os lugares mais quentes do inferno estão reservados para aqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise", publicou Alberto Benegas Lynch, um dos mentores da campanha de Milei.

Um dos candidatos radicais de ultradireita das eleições argentinas de 2023, em disputa com o peronista Sergio Massa, Javier Milei compartilhou a frase de Lynch e apoiadores do candidato espalharam a informação falsa como se fosse verdadeira. O candidato também repetiu a citação em um programa de televisão.

A doutora em literatura e tradutora argentina da obra "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, para o espanhol, Claudia Fernández Speier, disse ao jornal argentino "La Nacion" que Milei tentou usar citação como estratégia política. ”É evidente que quem diz isso não leu Dante”, afirma. 

De acordo com a especialista, “Qualquer pessoa com um mínimo de cultura sabe que. no lugar mais profundo do "Inferno", estão os traidores. E que os "neutros", embora Dante não os chame assim, não são aceitos no inferno nem no paraíso. É patético que alguém queira prosperar citando um livro que não leu.”.

Entenda

Na frase original de Dan Brown, que é repetida três vezes ao longo do romance, não há menção a locais mais ou menos "quentes", mas sim a lugares "escuros". De fato, a frase não pertence a Dante Alighieri e não está presente na obra "A Divina Comédia". 

Na realidade, foi escrita pelo autor Dan Brown em seu livro "Inferno", lançado em 2013. Brown é autor dos best-sellers publicados “Código da Vinci” e “Anjos e Demônios”.

Conforme é amplamente reconhecido, "A Divina Comédia" é um poema do poeta floretino composto por cem cantos, estruturado em tercetos de versos decassilábicos. A obra é dividida em quatro partes: a introdução, seguida por "Inferno," "Purgatório" e "Paraíso."