PÁREO DURO

Pesquisa mostra empate entre Milei e Massa na Argentina

Patricia Bullrich, o terceiro lugar, entregou seu apoio a Milei e racha liberais

Javier Milei e Sergio Massa disputam o segundo turno na ArgentinaCréditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

As primeiras pesquisas de opinião sobre o segundo turno para as eleições presidenciais na Argentina foram publicadas nesta quarta-feira (25).

O levantamento da CB Consultoria, feito nos dias 23 e 24 de outubro, mostra Javier Milei com 50,7% das intenções de voto e Sergio Massa com 49,3%, em um empate técnico.

Já o estudo da Consultoria Proyecciones mostra Milei bem atrás de Massa.  A pesquisa realizada online por meio de pontos de amostra geolocalizados durante os dias 23 e 24 de outubro indica 44,6% para Sergio Massa em comparação com 34,2% para Javier Milei.

Além disso, a amostra mostra que 8,3% dos entrevistados ainda não decidiram seu voto, 5,9% optarão por votar em branco e 7% não pretendem votar. A Proyecciones ouviu um total de 1459 eleitores.

A grande questão da eleição argentina é a direção dos votos dos argentinos que escolheram Patricia Bullrich no primeiro turno. A candidata, que foi para Paris logo após o primeiro turno e recebeu mais de 23% dos votos, anunciou oficialmente que apoiará Milei.

O nome da coalizão de Bullrich e Macri - Juntos por El Cambio - virou piada e se transformou em 'Juntos por el cargo', haja vista que o ultradireitista ensejou que irá apontar Bullrich para o ministério da Segurança novamente.

Os 10 pontos de diferença entre Massa e Milei da Proyecciones indicam que os eleitores de Bullrich se dividiram entre os dois candidatos. Os apoiadores de Schiaretti e Bregman vão em sua maioria votar para eleger Sergio Massa.

Será que a onda Massa que conseguiu desidratar Milei vai manter sua força até o dia 19 de novembro? Essa é a grande missão dos peronistas para manter os hermanos longe do fascismo desvairado e escandaloso de Javier "Gatito Mimoso" Milei.