GERALDO ALCKMIN

Alckmin entra na polêmica entre Emicida e Bauducco pelo AmarElo

Vice-presidente fez postagem curiosa sobre o Dia do Poeta que, voluntária ou involuntariamente, mexeu no vespeiro que tomou as redes durante a semana

Geraldo Alckmin.Créditos: Twitter/Reprodução
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O vice-presidente Geraldo Alckmin fez homenagem ao Dia do Poeta, comemorado nesta sexta-feira (20), com um post aparentemente desprovido de qualquer polêmica.

Ele colocou três fotos suas em sequência e, em cada uma delas, um dos versos de um conhecido haikai do poeta curitibano Paulo Leminski:

Amar é um elo

Entre o azul

E o amarelo

Voluntária ou involuntariamente, no entanto, Alckmin mexeu em um vespeiro que tomou as redes sociais nesta semana.

A polêmica

O hakai de Leminski antecipa um trocadilho usado pelo cantor e compositor Emicida em “AmarElo”, seu último álbum.

O mesmo conceito foi usado pelas cantoras Juliette e Duda Beat em uma campanha publicitária da Bauducco. O diretor, produtor e compositor Evandro Fióti fez um longo desabafo em suas redes sociais em que acusa as cantoras de plagiar conceitualmente a canção “AmarElo” de seu irmão, o rapper Emicida, que conta com participações especiais de Majur e Pabllo Vittar.

As duas lançaram na madrugada desta quarta-feira (18), uma canção chamada “Magia Amarela” em que, além da estética toda em amarelo da apresentação, ainda usa o mesmo trocadilho na letra:

"Família, amigos/mais cores pra nós/sorte de quem prova essa magia/a cor da vida é amar elos reais."

Bauducco confirmou e retirou campanha

Após a polêmica, a Bauducco confirmou que a música “Magia Amarela”, lançada na última terça (17) por Duda Beat e Juliette, realmente faria parte de uma campanha publicitária. Logo que foi lançada, usuários sugeriram que a música poderia ser um plágio do projeto “Amarelo - É tudo para ontem” de Emicida.

De acordo com a empresa, a música faria parte de uma campanha de mesmo nome, uma vez que a cor amarela é característica da identidade visual da Bauducco. A empresa afirma que a marca é conhecida a mais de 30 anos e explica que a campanha tinha como objetivo reunir conceitos e valores da empresa como “família, união, encantamento e comunhão”.

A seguir, a empresa comunica sua decisão:

“Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades a marca voltará a sua cor icônica e sua mensagem de união”, finaliza o comunicado.

Empresa procurou Emicida

Para completar a lambança, Fióti lembrou em suas redes sociais que ele e Emicida foram procurados pela Bauducco, mas não chegaram a nenhum acordo: "Essa música faz parte de uma campanha de reposicionamento de uma marca, que amanhã a gente vai começar um outro processo de diálogo com eles. Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou a um acordo por cronograma, prazo e questões financeiras também, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer”, afirmou.

Alckmin, no entanto, passou ao largo da polêmica: “hoje comemoramos o Dia do Poeta, no Brasil. Artistas que nos tocam, ao denunciar nossas injustiças; que nos fazem sonhar grande; que celebram o amor e a vida, com seus versos. Trago aqui um pequeno haikai do talentoso Paulo Leminski que, em três linhas, fala de amor, união e esperança, usando as cores de nossa bandeira.”

Veja o post abaixo: