Em nova devassa para acabar com o aparelhamento de militares no núcleo central do governo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou 15 militares que foram levados pelo general Augusto Heleno ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado atualmente pelo general da reserva Gonçalves Dias, o G. Dias, que atuou na segurança pessoal do presidente entre 2003 e 2009.
No total, 14 portarias publicadas no Diário Oficial da União dispensam os 15 militares, um dia após Lula destituir dos cargos outros 43 que atuavam na administração do Palácio da Alvorada e outros imóveis da Presidência, como a Granja do Torto.
Te podría interesar
As exonerações são assinadas pelo secretário-executivo do GSI, Carlos José Russo Assumpção Penteado, e diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Execurtiva do GSI, Leoanrdo Pinheiro Rua.
O diretor do Departamento de Gestão de Pessoas da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, Renan Barbosa Monteiro Soares, também exonerou um servidor "do cargo de Auxiliar de Informações, do Quadro de Especial em extinção" da agência. O nome do servidor, no entanto, foi mantido em sigilo.
Te podría interesar
Veja a lista dos militares exonerados
Maj EB THIAGO LUIZ RODRIGUES GONÇALVES
Ten Cel EB CAIO MÁRCIO DE OLIVEIRA SOUSA
S Ten EB RAFAEL CARDOSO FERRAZ
1º SG MB RODRIGO PEREIRA MUNIZ DE SOUSA
2º SG MB MARCELO LOPES DE OLIVEIRA
2º SG MB MARCO ANTONIO ESCOBAR GOMES
S Ten EB JOÃO PAULO OLIVEIRA SANTANA
2S FAB BRUNO DIAS MAIA FARIA
Cb EB GABRIEL AGUILAR SILVEIRA
1º Sgt EB FÁBIO BARROSO DE DEUS
1º Sgt EB JACQUELINE FERREIRA BISPO RODRIGUES
1º Sgt EB ÉDER DA PAIXÃO GAI
Sd MB CAIO DE MIRANDA ALFENA
Cb EB CAIO VITOR DA SILVA
1º Sgt EB ANTÔNIO SIMÕES PAOLILO