ATAQUE À DEMOCRACIA

Lula fala sobre a relação de Bolsonaro com o ataque terrorista no DF e manda recado

O ex-presidente está foragido nos EUA onde, ao conversar com seguidores, relacionou a tentativa de golpe com a luta pela liberdade

Lula fala sobre a relação de Bolsonaro com o ataque terrorista no DF e manda recado.Créditos: Ricardo Stuckert/ Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Lula (PT) voltou a falar sobre o ataque terrorista perpetrado por bolsonaristas no último dia 8 de janeiro e mandou um recado para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Para Lula, o ex-presidente Bolsonaro é tem culpa sobre o ataque aos prédios dos Três Poderes da República. Além disso, o presidente voltou afirmar que o referido ataque foi "uma tentativa de golpe por gente preparada". 

"Eles esperaram uma semana e tentaram dar um golpe. Porque o que houve aqui foi uma tentativa de golpe. Uma tentativa de golpe por gente preparada. Eu não sei se o ex-presidente mandou, o que eu sei é que ele tem culpa porque ele passou quatro anos instigando o povo a ter ódio, mentindo para a sociedade brasileira e instigando que o povo tinha que estar armado para garantir a democracia", disse Lula. 


Bolsonaro se pronuncia pela primeira vez após ser incluído em inquérito dos atos terroristas


Bolsonaro quebrou o silêncio nesta segunda-feira (16). Em conversa com apoiadores que o circundam no condomínio em que vive atualmente, no estado da Flórida, Bolsonaro afirma que só deixou "boas heranças" para o governo Lula e, ao comentar os ataques terroristas, o líder da extrema direita brasileira diz que as pessoas "passaram a dar valor à liberdade". 

"Lamento o que aconteceu dia 8, uma coisa inacreditável. Mas no meu governo, o pessoal aprendeu o que é política, conheceu os poderes, começou a dar valor à liberdade. Eu falava para alguns sobre a liberdade, e eles diziam que era igual ao sol, nasce todo dia, mas não é assim não. A gente acredita no Brasil", diz Bolsonaro ao equiparar o ataque terrorista em Brasília com a luta pela liberdade.