ELEIÇÕES 2022

Ipec: Líder, Lula dispara em SP e cresce em MG; Simone encosta em Ciro nos dois estados

Levantamento aponta ainda que Bolsonaro registrou crescimento no Rio de Janeiro, mas está em empate técnico com Lula

Lula durante ato político em SP.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada nesta terça-feira (6), feita em 5 unidades da federação, revela que o ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto em 3 delas e está em empate técnico com Jair Bolsonaro (PL) em outra. O presidente só está à frente do petista no Distrito Federal. 

São Paulo

Segundo o estudo, Lula disparou em São Paulo: o ex-presidente cresceu 4 pontos percentuais no estado com relação ao último levantamento do instituto, de 30 de agosto, e agora marca 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro perdeu três pontos e aparece com 28%

Ciro Gomes (PDT), por sua vez, caiu 3 pontos entre os paulistas e aparece com 6%.Simone Tebet (MDB) fez o movimento contrário: ganhou 4 pontos e agora está em empate técnico com o pedetista, somando 5% das intenções de voto no estado. 

Minas Gerais 

Em Minas Gerais, segundo o Ipec, Lula registrou crescimento de 1 ponto percentual e aparece na liderança com 46% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, manteve o índice de 30% que já tinha no levantamento anterior. 

Assim como em São Paulo, Ciro perdeu pontos entre os mineiros enquanto Simone Tebet ganhou, colocando ambos em empate técnico: o candidato do PDT com 5% e a postulante do MDB com 4%

Pernambuco 

Entre os 5 estados pesquisados, Pernambuco é onde Lula apresenta maior vantagem. O petista cresceu 2 pontos e marca agora 62% das intenções de voto. Já Bolsonaro manteve os 22% que já registrava na pesquisa de agosto. 

Ciro seguiu a tendência observada nas outras unidades da federação e perdeu 3 pontos percentuais, aparecendo agora com 5% das intenções de voto, enquanto Simone Tebet cresceu 1 ponto e marca 2%

Rio de Janeiro 

No Rio de Janeiro, Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula, mas em empate técnico com o petista. O atual presidente ganhou 3 pontos com relação ao último levantamento e soma agora 39% das intenções de voto. Já o ex-mandatário caiu 1 ponto percentual e aparece com 38%

Ciro e Simone, mais uma vez, registram empate técnico: 6% e 4%, respectivamente. 

Distrito Federal 

O Distrito Federal é a única unidade da federação, entre as 5 estudadas, onde Bolsonaro aparece liderando. Ele tem 42% das intenções de voto (4 pontos a mais que na última pesquisa), enquanto Lula soma 29% (2 pontos a menos que no último levantamento). 

Ciro Gomes e Simone Tebet mantiveram os mesmos índices entre os eleitores do DF que já tinham no estudo anterior: 10% para o pedetista e 6% para a emedebista.