OPERAÇÃO LAVA JATO

105 bilhões: Jornal da Band vai para cima da Lava Jato e mostra o rombo deixado pela operação

De acordo com reportagem exclusiva da emissora, recurso recuperado pela operação não é nem um quarto do que o país deixou de arrecadar; veja o vídeo aqui

Dallagnol e Moro.Créditos: Reprodução/Twitter Moro
Escrito en POLÍTICA el

A reportagem do Jornal da Band teve acesso a um estudo do Sindicato das Indústrias da Construção Pesada que aponta: após a operação Lava Jato, o orçamento do governo federal com a infraestrutura caiu mais que pela metade.

O levantamento mostra que “o governo deixou de arrecadar da construção pesada quatro vezes mais do que tudo o que a Lava Jato diz que recuperou. Uma em cada cinco empresas faliu, um milhão e 300 mil trabalhadores ficaram sem emprego”.

De acordo com o estudo, entre 2005 e 2019, R$ 105 bilhões deixaram de ser arrecadados. O valor que a operação alega ter recuperado foi de R$ 25 bilhões.

Odebrecht

A Odebrecht, por exemplo, que participou de inúmeras obras grandiosas, tanto no Brasil quanto no exterior, como o aeroporto de Miami, nos EUA, e já teve 120 mil funcionários, conta hoje com apenas dez mil. A reportagem lembra que o faturamento da empresa despencou e a dívida disparou, a ponto de o grupo pedir recuperação judicial.

A história, de acordo com o repórter Fernando David, é parecida com a de outras empreiteiras atingidas pela investigação da Lava Jato.

Punição recaiu sobre o empregado

O jurista Antônio Carlos Amaral explica que a Lava Jato pegou muito pesado nos acordos de leniência, uma delação premiada em que as companhias ajudam nas investigações em troca de punições mais brandas.

“Quando o MP e a força tarefa da Lava Jato, principalmente de Curitiba e Rio de Janeiro, começaram a fazer esses acordos, a AGU ou o TCU não aceitavam. Então, uma entidade que prestava serviço pro poder público ficava do dia pra noite com a pena de inidoneidade impedida de ter novas receitas”, afirma. “Com isso, a punição ia para o empregado”, conclui.

 O advogado Walfrido Warde resume tudo em uma frase: “a Lava Jato, como um modelo de combate à corrupção, técnica de combate à corrupção, se manifestou, operou de maneira irresponsável, porque não distinguiu a empresa do empresário”.

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), são mais de 14 mil canteiros de obras abandonados no país a partir da Lava Jato.

Veja a reportagem do Jornal da Band abaixo:

Com informações do Jornal da Band