ELEIÇÕES 2022

Megaespeculador diz que sistema financeiro apoia Bolsonaro e quer corte de benefícios sociais se reeleito

Mark Mobius ainda destacou o caráter eleitoreiro das medidas tomadas por Bolsonaro, como o aumento do Auxílio Brasil. "Obviamente, ele quer ser reeleito e está fazendo essas coisas".

O megaespeculador Mark Mobius.Créditos: Instagram / Mark Mobius
Escrito en POLÍTICA el

"Guru dos Mercados Emergentes", o megaespeculador Mark Mobius afirmou em entrevista à BBC Brasil que o sistema financeiro apoia a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) e aconselhou o presidente, que se adequou ao neoliberalismo em 2018 com Paulo Guedes como fiador de sua eleição junto aos financistas, a cortar gastos sociais caso siga no Planalto.

Para ele, uma vitória "seria positiva porque obviamente Bolsonaro tem sido bom para o mercado até agora".

Em seguida, Mobius destacou o caráter eleitoreiro das medidas sociais tomadas por Bolsonaro - como o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 - e disse que é preciso cortar esses "gastos".

"Obviamente, ele (Bolsonaro) quer ser reeleito e está fazendo essas coisas. Mas se ele conseguir parar com esses gastos ou pelo menos reduzi-los quando for reeleito, isso seria positivo", disse, ressaltando que "se ele conseguir parar com esses gastos ou pelo menos reduzi-los quando for reeleito, isso seria positivo".

O especulador ainda afirmou que "sempre haverá perguntas sobre fraude eleitoral em todos os países, como mencionei. Mas o Brasil está em melhor forma nesse sentido" e ressaltou que a economia "se sairá muito bem" em caso de vitória de Lula (PT).

"Quando Lula estava no poder, o mercado foi muito, muito bem, principalmente devido ao que ele estava fazendo em termos de gastos com os pobres, o que foi muito positivo", disse. "Provavelmente fará um trabalho melhor porque agora é mais experiente", emendou.