ELEIÇÕES 2022

Lula não perde votos para Bolsonaro e Ciro após entrevistas ao JN, diz Exame/Ideia

Lula manteve os mesmos 44% da pesquisa divulgada em julho e Bolsonaro recuperou os três pontos percentuais que havia perdido, segundo o levantamento finalizado após entrevistas do presidente e de Ciro na Globo.

Lula, Bolsonaro e Ciro.Créditos: Ricardo Stuckert / Reprodução Band
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Exame/Ideia finalizada nesta quarta-feira (24) - após as entrevistas de Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) ao Jornal Nacional - revela que Lula (PT) não perdeu votos e manteve o mesmo índice, de 44%, registrado na pesquisa divulgada em julho.

Com isso, o petista segue na liderança, seguido de Bolsonaro - entrevistado de segunda-feira (22) do JN - que recuperou os 3 pontos que havia perdido em julho e voltou aos 36%.

Ciro, que esteve no telejornal da Globo na terça-feira (23), oscilou mais uma vez e com mais um ponto chega aos 9%. Simone Tebet (MDB) manteve os 4% da sondagem anterior. A soma dos demais candidatos fica em 3,6%. Brancos e nulos são 2% e indecisos 3%.

“Isso reflete o grau de consolidação de voto e uma grande definição neste momento da eleição. O Bolsonaro tem duas frentes de potencial crescimento: o primeiro é consolidar e acomodar o sentimento antipetista, o segundo é que ele precisa convencer eleitores que votaram nele em 2018. Esses eleitores estão espalhados entre indecisos, Ciro Gomes e também entre os eleitores do Lula”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

Lula e Bolsonaro crescem no segundo turno

A pesquisa mostra ainda que Lula ganhou dois pontos na simulação de segundo turno e tem 49% das intenções de votos. Bolsonaro subiu três pontos e está com 40%.  Os dois crescimentos estão dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula também Ciro (43% a 31%) e Tebet (46% a 26%). Bolsonaro vence o pedetista por 38% a 34% e a medebista por 40% a 25%.

A pesquisa EXAME/IDEIA foi realizada com 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 19 e 24 de agosto, e registrada no Tribunal
Superior Eleitoral sob número BR-02405/2022.

Leia o resumo da pesquisa

 

Archivos adjuntos