Pesquisa Ipec contratada pela TV Mirante e divulgada nesta quarta-feira (24) mostra que o ex-presidente Lula lidera a corrida presidencial entre os eleitores do Maranhão.
De acordo com o instituto, o candidato do PT aparece com 66% das intenções de votos contra 18% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT) com 5% e Simone Tebet (MDB) com 2%.
Te podría interesar
O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) aparece na pesquisa com 1%. Os demais pleiteantes ao Palácio do Planalto não alcançaram 1%.
Te podría interesar
Lula lidera na espontânea
O ex-presidente Lula também lidera no levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentação. O petista aparece com 62% das intenções de votos. O presidente Bolsonaro pontua 17%, Ciro Gomes, 2%, e Simone Tebet, 1%. Os demais não pontuaram.
A pesquisa, que tem registro com o número MA-06254/2022, ouviu 800 eleitores nos dias 17 a 23 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%.
Carlos Brandão lidera disputa pelo governo do estado
Brandão era vice-governador e assumiu o comando do executivo maranhense em abril deste ano, quando Flávio Dino (PSB) renunciou ao governo do estado para ser candidato ao Senado.
O segundo lugar na disputa pelo governo, segundo o Ipec, é Weverton Rocha (PDT), que tem 16% das intenções de voto. Ele é seguido por Edivaldo Junior (PSD), que marca 14%. Na sequência vêm Lahesio Bonfim (PSC), com 10%, e Joás Moraes (Democracia Cristã), com 2%. Os demais candidatos não superaram 1% de intenções de voto. Votos em branco e nulos representam 9%, enquanto outros 19% não sabem ou não responderam.
Senado
Na disputa pelo Senado, de acordo com a pesquisa Ipec, o líder isolado é o ex-governador Flávio Dino (PSB), que soma 50% das intenções de voto.
Dino é seguido por Roberto Rocha (PTB), que tem 21%. Ivo Nogueira (DC) vem na sequência, com 4%, à frente de Saulo Arcangeli (PSTU), que tem 2%, e Antônia Cariongo (PSOL), com 1%. Votos em branco e nulos representam 8%, enquanto outros 15% não sabem ou não responderam.
A pesquisa Ipec no Maranhão contou com 800 entrevistas feitas entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.