Com pouco mais de dez minutos de entrevista a William Bonner e Renata Vasconcelos, no Jornal Nacional, da TV Globo, Ciro Gomes, candidato do PDT, aproveitou uma pergunta sobre democracia direta, democracia representativa e plebiscitos para atacar Lula e o PT, tentando vinculá-los pejorativamente a países e líderes latino-americanos de esquerda tidos como antidemocráticos e populistas.
A pergunta de Renata instigou o pedetista, falando sobre uma suposta supressão da representatividade do Legislativo em nações nas quais o Executivo utiliza consultas à população. Ciro não hesitou em falar da Venezuela, governada por Nicolás Maduro, e a Nicarágua, que tem Daniel Ortega na presidência, assim como faz reiteradamente Jair Bolsonaro, num esforço por demonizar a candidatura de Lula.
Te podría interesar
“(Evitar isso) Olhando mais para os EUA, a Europa, do que para a Venezuela... Eu acho o regime da Venezuela abominável... É muito clara a minha distinção desse populismo sul-americano, que infelizmente o PT replica aqui... É Ortega (Daniel) na Nicarágua... Acho tudo isso trágico”, respondeu Ciro.