O vereador Chico Alencar (PSOL-RJ), que é ex-deputado federal, fez uma análise política, na noite desta terça-feira (23), que vai na contramão daquilo que vem se desenhando até o momento: para ele, Ciro Gomes (PDT) apoiará o ex-presidente Lula (PT) em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL) e pode até mesmo ser ministro caso o petista seja eleito.
Alencar fez a aposta logo após a entrevista de Ciro ao Jornal Nacional, da TV Globo. "Quem conhece Ciro Gomes - convivi bem com ele na Câmara dos Deputados - não se surpreendeu com seu desempenho no JN: inteligente, articulado, cheio de ideias para o país. Por isso, tendo 2o turno, apoiará Lula, com seu PDT. E o ajudará, até como ministro, a reconstruir o Brasil", escreveu o vereador.
A análise do psolista contraria aquilo próprio Ciro diz sobre um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Com uma postura de ataque ao ex-presidente, que já foi seu aliado, o pedetista tem afirmado e reafirmado que não apoiará o petista em nenhuma hipótese.
“Se eu for para o segundo turno contra Bolsonaro? Claro que eu aceito [o apoio de Lula]. O contrário não há mais caminho”, disse Ciro, por exemplo, em entrevista à GloboNews no final de julho.